Frases de Paulo Freire (Página )
Pesquisando Paulo Freire

Encontradas 11 citações.
Mostrando de 1 até 11. (Página 1)

001 Na verdade, porém, não é a conscientização que pode levar o povo a 'fanatismos destrutivos'. Pelo contrário, a conscientização, que lhe possibilita insertar-se no processo histórico, como sujeito, evita os fanatismos e o inscreve na busca de sua afirmação.

002 A sectarização, porque mítica e irracional, transforma a realidade numa falsa realidade, que, assim, não pode ser mudada.

003 De modo geral, a consciência dominada, não só popular, que não captou ainda a 'situação-limite' em sua globalidade, fica na apreensão de suas manifestações periféricas às quais empresta a força inibidora que cabe, contudo, à 'situação-limite'.

004 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
Enviado por Maria Auxiliadora Leão (Salvador - BA)

005 Quanto mais me torno rigoroso na minha prática de conhecer tanto mais, porque crítico, respeito devo guardar pelo saber ingênuo a ser superado pelo saber produzido através do exercício da curiosidade epistemológica.

006 A simplicidade não tem nada a ver com o simplismo. Na simplicidade se vai fundo nas coisas de maneira acessível, não complicada. No simplismo, não apenas se fica na periferia do objeto tratado, mas, sobretudo, se toca no objeto de maneira pouco séria. O simplismo implica no desrespeito, de um lado, ao objeto tratado, do outro, àqueles e àquelas com quem se se tenha uma relação em torno do objeto. A simplicidade, pelo contrário, envolve um duplo e profundo respeito. Respeito ao tema tratado, respeito àquelas e àqueles com quem se discute o tema.

007 Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão.

008 Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

009 Seria uma atitude muito ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que permitisse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de forma crítica.

010 Quanto mais eu li Marx, tanto mais eu encontrei uma certa fundamentação objetiva para continuar camarada de Cristo.

011 É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até que num dado momento, a tua fala seja a tua prática.

1999-2020 Ponteiro® - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial desta e de outras páginas. Os dados apresentados podem sofrer alterações sem qualquer aviso prévio. Apesar do zelo na coleta e manuseio de dados, o Ponteiro não se responsabiliza por eventuais imprecisões. Não apoiamos nenhum partido político. Política de privacidade: não coletamos ou divulgamos qualquer informação pessoal. Conteúdo isento de pornografia e outras bobagens, navegue sossegado e sem sustos :)
Hospedagem Multihost Made in Brazil Seu IP : 54.160.19.155