Pesquisando Escola Superior de Propaganda e Marketing 



AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 7 mes(es) 27 dia(s) 01/08 Pesquise 01 de Agosto/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil Terceiro encontro da série Juventudes Brasileiras, promovida pela ESPM e pelo Globo Universidade.
 "O terceiro encontro da série Juventudes Brasileiras, promovida pela ESPM e pelo Globo Universidade, acontecerá, respectivamente, nos dias 1 e 2 de agosto, em São Paulo e Rio de Janeiro. O tema será “Jovens, Moda e Marcas”. Como a juventude experimenta o universo da moda? Qual o sentido e a importância da moda para o cotidiano dos jovens? Quem são os ícones e as referências para o consumo de moda e para a escolha das marcas? Como fazer moda para este público? Estas serão algumas das questões que irão nortear o evento.
Em São Paulo, no dia 1 de agosto, o evento terá a participação internacional de Todd Nicewonger, antropólogo, doutor em Antropologia pela Columbia University (EUA), pós-doutorando em Estudos da Moda e professor na Parsons The New School for Design, em Nova York, e análises de Lívia Barbosa, antropóloga e diretora de pesquisas do CAEPM – Centro de Altos Estudos da ESPM, e de Marina Ancântara, figurinista da novela Malhação, da Rede Globo.
No Rio de Janeiro, no dia 2 de agosto, além de Todd Nicewonger e Lívia Barbosa, participarão Ana Lavaquial, professora de Negócios da Moda da ESPM-RJ, e Tatiana Rodrigues, também figurinista de Malhação. O evento ainda terá a participação dos jovens Bruno Ilogti, estudante de comunicação social e blogueiro de moda, Jéssica Rosa dos Santos, estudante de produção de moda e assistente de estilo, e Vitória Amarante, também estudante de produção de moda.
Juventudes Brasileiras - A série de encontros mensais, realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo, busca a troca de experiências entre pesquisadores e jovens, dando voz às suas opiniões sobre as diversas faces da juventude na sociedade brasileira atual. O evento ainda contemplará outros quatro temas até o final do ano: Jovens, Consumo e Cidadania (03/10 e 04/10); Jovens e Esporte (31/10 e 1/11) e Jovens, Conhecimento e Carreira (28/11 e 29/11)."
ESPM
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 7 mes(es) 27 dia(s) 01/08 Pesquise 01 de Agosto/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil ESPM promove a aula inaugural com o publicitário Roberto Duailibi no Teatro Bradesco
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 7 mes(es) 25 dia(s) 03/08 Pesquise 03 de Agosto/2011Pesquise o ano 2011 Publicação Literatura Brasil Mario Garnero lança na ESPM o livro 'JK - A coragem da ambição'
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 7 mes(es) 24 dia(s) 04/08 Pesquise 04 de Agosto/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil Assinatura de convênio entre a prefeitura de São Luiz do Paraitinga e a ESPM
 "São Luiz do Paraitinga, janeiro de 2010 – a cena da igreja Matriz desmoronando após as enchentes que castigaram a cidade no início daquele ano ainda persiste na retina dos brasileiros. A situação desesperadora foi apenas o embrião para uma história de superação e reconstrução para o cidadão luizense, desde então. A ESPM Social, entidade estudantil, que dentre tantas atividades presta consultoria de comunicação para organizações não governamentais, dará sua contribuição.
Em 4 de agosto, foi realizada a assinatura de um convênio da prefeitura do município com a Escola, no qual a ESPM Social o auxiliará a elaborar um plano estratégico de comunicação focado em turismo, atividade de grande importância para a economia local. A cidade é, inclusive, uma das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo.
Representando a cidade para a assinatura, estiveram presentes a prefeita, Ana Lucia Bilard Sicherle (primeira mulher a se candidatar no município) e a assessora de planejamento, Cristiane Bittencourt. Pela ESPM estiveram o vice-presidente de operações, Hiran Castello Branco; o vice-presidente acadêmico, Alexandre Gracioso; e o diretor de operações e extensão, Ismael Rocha Jr. (mestre de cerimônia). Participarão do plano alunos de todos os cursos da Escola e também está previsto um projeto de identidade visual para a cidade.
Orgulhoso, Alexandre Gracioso exaltou o poder transformador da ESPM Social e agradeceu a prefeita pela oportunidade: 'Queremos agradecer a confiança em realizar esse projeto junto com vocês.'
A prefeita Ana Lucia comentou o momento pelo qual passa a reconstrução, enfatizando que a cidade não possui nenhum desabrigado. Visivelmente, ela estava comovida com a parceria. “Se o professor fica emocionado com a ESPM Social, imaginem nós, cidadãos de São Luiz do Paraitinga”, respondeu a Alexandre Gracioso.
Ela também explicou a escolha pelo turismo. Uma forma de capacitar a população para uma das principais atividades econômicas da estância. 'O que queremos com o turismo? Primeiramente preparar as pessoas. Isso vem de encontro a uma qualidade de vida para a nossa cidade”, disse e completou: “Temos certeza que vocês terão orgulho em trabalhar conosco.'
Assinaram o documento, a prefeita Ana Lucia Bilard Sicherle e o vice-presidente de operações da ESPM, Hiran Castello Branco, sob testemunho do coordenador da ESPM Social, professor Carlos Frederico Lucio e da assessora de planejamento de São Luiz do Paraitinga, Cristiane Bittencourt. Veja os principais momentos da cerimônia nas fotos de Débora Matos. Confira em breve as entrevistas com as duas representantes de São Luiz do Paraitinga para o Blog ESPM+."
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 7 mes(es) 20 dia(s) 08/08 Pesquise 08 de Agosto/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil Alunos do laboratório Arenas ESPM criam campanha publicitária para visita do Dalai Lama
 " Este ano o Brasil receberá, em setembro, a visita de uma das personalidades mais reconhecidas e admiradas do mundo, o monge budista e líder espiritual do povo tibetano, Dalai Lama, considerado patrimônio vivo da humanidade.
Para comunicar a sua quarta visita ao País, toda a campanha publicitária foi criada e produzida pelos alunos do laboratório Arenas ESPM, a partir do tema “A convivência nasce do diálogo que celebra as diferenças”.
Com este mote os estudantes produziram um conjunto de peças que inclui cartaz – a ser divulgado nas redes de contato da comunidade budista, anúncio, postal, livro com a programação, hotsite www.dalailama.org.br/dalailama/2011/, e dois vídeos com o objetivo propagar nos meios onlines a visita da santidade.
A coordenadora do Arenas ESPM e professora Cristina Leão explica que o projeto foi muito estimulante para os alunos porque eles puderam vivenciar a prática da profissão e acompanharam o processo desde o início com uma minuciosa pesquisa sobre o cliente até a apresentação da campanha. “Produzir a comunicação de um Nobel da Paz foi mais do que um desafio, foi inspirador”, explica Cristina.
Lia Diskin, Fundadora da Palas Athena, organização que trará Dalai Lama ao Brasil, fala sobre a experiência de ter jovens talentos da ESPM produzindo esta campanha: “Pude perceber um genuíno interesse dos alunos em participar desse desafio, me chamou a atenção a qualidade de escuta de toda a equipe, coisa pouco comum em jovens de sua idade”.
Ficha técnica/Campanha Dalai Lama: Renan Quevedo, Henrique Castilho, Mayara Silvestrini e Bruno Mancini. O Arenas ESPM é um laboratório experimental pioneiro no curso de Comunicação Social no Brasil e está dividido nas seguintes áreas: atendimento, promoção, planejamento, criação, digital, o Newronio – blog de tendências em marketing e comunicação -, além de contar com um núcleo para estudantes de design e outro para produção de peças e conteúdos."
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 7 mes(es) 18 dia(s) 10/08 Pesquise 10 de Agosto/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil ESPM recebe o presidente do Comité Montaigne de Paris, Jean-Claude Cathalan.
 "No próximo dia 10 de agosto, quarta-feira, a ESPM recebe Monsieur Jean-Claude Cathalan, presidente do Comité Montaigne de Paris para a palestra sobre os fundamentos da indústria francesa de luxo, e as razões pelas quais suas marcas tornaram-se um padrão internacional de referência no mercado premium. A iniciativa é resultado da parceria firmada entre o curso avançando marketing para produtos e serviços de luxo e o Luxury Marketing Council Brasil.
Na ocasião, serão abordados, entre outros, os seguintes tópicos:
- Um panorama e as potencialidades dos mercados emergentes, sobretudo do Brasil, no consumo de produtos e serviços de luxo.
– A presença da indústria francesa de luxo ao redor do mundo.
– Processo de desenvolvimento e razões do sucesso dessa indústria.
– Análise de dois casos particulares: o líder mundial LVMH e uma marca emblemática, Hermès.
Jean-Claude Cathalan é formado por uma das mais importantes escolas de negócios da Europa, a HEC - École des Hautes Études Commerciales de Paris, e pós-graduado em economia. Começou sua carreira como gerente de marketing do laboratório Roussel-Uclaf e depois presidente de suas subsidiárias na América Latina (Mexico, Argentina, Brasil).
Entre 1973 e 1985 foi CEO de dois grupos industriais, e de 1985 a 1992, Chairman e CEO do grupo Revillon, que inclui as marcas Revillon, Karl Lagerfeld e Perfumes Caron. Daí saiu para se tornar CEO da Jean-Louis Scherrer, maison de alta costura, prêt-à-porter, perfumes a acessórios.
Finalmente, desde 1995 é presidente do Comité Montaigne, uma associação que reúne as grandes maisons da Avenue Montaigne, como Vuitton, Dior, Chanel, Plaza Athénée, Cartier, Gucci, Ferragamo, etc.
A palestra, com tradução simultânea, é exclusiva para convidados e associados do Luxury Marketing Council e da ESPM, mas os jornalistas interessados no tema serão bem-vindos, basta solicitar seu convite ao LMC através do email rsvp@lmcbrasil.com"
ESPM
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 7 mes(es) 13 dia(s) 15/08 Pesquise 15 de Agosto/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil ESPM-RJ promove a 27ª edição do curso Portfolio para redatores e diretores de arte
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 7 mes(es) 13 dia(s) 15/08 Pesquise 15 de Agosto/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil ESPM-SP recebe evento prévio de discussão do White Pencil
 "O D&AD é uma organização global que representa a comunidade de design e propaganda. Em comemoração ao seu 50º aniversário organizará White Pencil (Lápis Branco), uma competição na qual os participantes terão como desafio a criação e o lançamento de campanhas para o Peace One Day. A ideia é adotar o dia 21 de setembro como uma data anual de paz e não violência. A ESPM é a parceira para a realização do evento em São Paulo e realizou o lançamento da empreitada em 15 de agosto. O slogan da disputa é Use your creativity to change the world (Use sua criatividade para mudar o mundo).
Após um vídeo introdutório explicativo da competição, foi iniciado um debate que contou com a presença da diretora de criação da JWT, Andrea Siqueira; do CEO da Gaia Creative, Gil Giardelli; do diretor de criação da AlmapBBDO, Luiz Sanches; do diretor de criação da Ogilvy Brasil, Frederico Saldanha; do diretor de criação da África, Eco Moliterno; e do CEO da AlmapBBDO e conselheiro da ESPM, Marcello Serpa. A discussão foi mediada pelo diretor acadêmico da ESPM, Ismael Rocha Jr.
Os convidados iniciaram suas participações com pontos de vistas sobre o White Pencil. “Temos de usar nossa força para fazer mais que uma campanha”, disse Andrea. “O mundo chegou numa encruzilhada, precisamos dar um passo à frente”, comentou Giardelli. Já Sanchez creditou a capacidade narrativa do publicitário como uma vantagem para vender a ideia da paz no mundo. “Nós conseguimos contar histórias como nenhum outro”, gabou-se.
Saldanha e Serpa tiveram opiniões antagônicas sobre se o Peace One Day será levado a sério. Enquanto o primeiro se mostrou otimista. “Até hoje quem conseguiu para uma guerra foi o Pelé. Temos que ser melhores que ele. Para nós parar uma guerra é um grande desafio”, disse. Entretanto Serpa posicionou-se de forma mais cética. “Nossa obrigação é fazer com que esse dia seja conhecido. Não vamos conseguir parar uma guerra”, contestou.
Outra questão colocada por Rocha Jr. foi sobre o comportamento social das pessoas e como é difícil fazê-las mudar de postura. Serpa falou da dificuldade em se atingir a massa com as mídias segmentadas, como se encontram na atualidade, ele exemplificou. “Campanhas contra as drogas nunca funcionaram. Não conseguiram demonizar as drogas, como fizeram com o cigarro”, colocou.
Especialista em redes sociais, Giardelli declarou acreditar que as pessoas têm comportamentos diferentes hoje em dia: “Vivemos em uma era que é muito mais que a comunicação social, mas o engajamento social.”
Quando indagado se existe pressão para as agências para criar ações neste sentido, O CEO da AlmapBBDO, apontou: “Acho que essa é uma pressão individualizada. Ninguém faz por culpa, mas por necessidade, engajamento e empatia.”
O papel da universidade também foi discutido. A formação dos novos profissionais está em linha com essa comunicação está em linha com esse engajamento? Para Sanchez, a propaganda vive um momento incrível e o fato de os estudantes já estarem habituados com as novas mídias facilita muito o aprendizado e desenvolvimento dessas campanhas. Moliterno concordou: “Eles estão pegando um momento fortuito das redes sociais. A universidade deve mostrar novos caminhos.”
O público também participou com questionamentos sobre o posicionamento das agências e sobre os Indicadores de Sustentabilidade para Agências de Comunicação da ABAP, que em breve terá uma matéria especial neste blog. O debate foi apenas o embrião de uma grande causa que pode se iniciar com a criação das campanhas. Fica a esperanças que os estudantes saíram motivados após a palestra."
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 7 mes(es) 3 dia(s) 25/08 Pesquise 25 de Agosto/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil Coquetel de lançamento dos cursos da Escola de Criação no Espaço Cultural da ESPM-Sul
00/09/2011Pesquise o ano 2011 Assume cargo Brasil Roberto Salazar assume a diretoria do curso de Administração da ESPM-Sul
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 6 mes(es) 26 dia(s) 02/09 Pesquise 02 de Setembro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil Fórum ESPM discute inclusão do sudeste do País no cenário internacional
 "Nos dias 2 e 3 de setembro acontece o II Fórum Regional de Relações Internacionais, cujo tema deste ano será: “A inserção internacional do sudeste brasileiro”.
Com realização do Conselho Institucional dos Estudantes de Relações Internacionais da ESPM, o Cieri, área da graduação em relações internacionais com ênfase em marketing e negócios da ESPM, o evento tem por objetivo debater a atual posição de destaque que o Brasil vem assumindo no cenário global e o papel da região Sudeste neste contexto, onde São Paulo impulsiona mais de 30% do PIB nacional com seus 40 milhões de habitantes.
Os tópicos abordados no evento serão discutidos com base na atual conjuntura econômica e política do País e do mundo e será levado em consideração o crescimento de empresas brasileiras internacionalizadas.
Para contribuir significativamente com o debate, até o momento estão confirmados os seguintes palestrantes: Mário Marconini (Diretor da Manatt Jones Marconini Global Strategies e ex-secretário executivo da Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República no Governo de Fernando Henrique Cardoso), Marcos Azambuja (Embaixador brasileiro), Marcos Troyjo (CEO da Wisekey no Brasil), Rodrigo Hajjar (Diretor na Prefeitura de Campinas e Professor na ESAMC Campinas) e Geraldo Affonso Muzzi (Embaixador).
Para quem atua no setor internacional, é importante compreender como se dá o diálogo entre as diferentes interfaces dessas relações com a sociedade civil, as entidades privadas e públicas e as organizações sociais. Também se faz necessário entender como e por que este movimento internacional vem acontecendo com tamanha força no Brasil."
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 6 mes(es) 25 dia(s) 03/09 Pesquise 03 de Setembro/2011Pesquise o ano 2011 Exposição Fotografia Brasil Leandro Selister lança livro de fotografias e exposição na ESPM
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 6 mes(es) 16 dia(s) 12/09 Pesquise 12 de Setembro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil Palestra 'Terrorismo e novas mídias' de Gabriel Weimann na ESPM
 "O mundo digital é uma realidade e até mesmo os grupos terroristas já estão atentos a isso. Membros são selecionados e treinados por meio das redes sociais para a prática de ações extremistas. E a captação é feita de forma segmentada, como em uma campanha de marketing. Por exemplo: se o alvo são as crianças, são utilizados recursos lúdicos que atraiam esse público, como histórias em quadrinhos. É a chamada “difusão estreita”.
Esse é o ponto de vista de Gabriel Weimann, professor de comunicação na universidade de Haifa, em Israel, que monitora 5,8 mil sites de militantes de movimentos terroristas e escreveu o livro “Terror on the internet: the new Arena, the new challenges” (sem tradução para o português), entre diversas outras publicações.
Weimann estará no Brasil no dia 12 de setembro, segunda-feira, para realizar palestra sobre “Terrorismo e novas mídias”, promovida pela ESPM e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji, com apoio da Confederação Israelita do Brasil – Conib e da universidade de Haifa e por iniciativa dos cursos de graduação em jornalismo e em relações internacionais da ESPM. O professor estará à disposição da imprensa para entrevistas sobre o assunto durante o evento ou ao longo do dia mediante agendamento com antecedência junto à Assessoria de Imprensa da ESPM"
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 6 mes(es) 8 dia(s) 20/09 Pesquise 20 de Setembro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil Samba, choro, pandeiro e personagens de Noel Rosa em 'Palestra Show' na ESPM
 "A ESPM realiza, no dia 20 de Setembro, uma “Aula Show” sobre os tipos populares brasileiros na obra de Noel Rosa. Trata-se do evento Memória e Conjuntura – “A palestra show”.
Como é de conhecimento da maioria das pessoas, Noel Rosa foi um grande representante da cultura brasileira. Sua música, cantada em samba, contribuiu significativamente para a legitimação do “samba de morro” e de “asfalto” no cenário cultural nacional.
Conhecido como o “Poeta da Vila”, Noel nasceu no Rio de Janeiro em 1910, morreu jovem de tuberculose, mas, deixou um sem número de tipos populares brasileiros cantados em seu repertório. E para apresentar esses personagens, a “palestra show” será conduzida por Ricardo Barbosa, o Barão do Pandeiro. Nascido e criado entre o choro e o samba, é cantor, ritmista e pesquisador.
Barão começou a tocar o instrumento que hoje faz parte de seu nome aos cinco anos e teve como inspiração o imortal João da Bahiana, que introduziu o pandeiro no samba. Conviveu e acompanhou grandes nomes da música popular brasileira, como: Nelson Cavaquinho, Clementina de Jesus, Zé Kéti, Cartola, Paulo Vanzolini e Cristina Buarque de Holanda.
Exímio pandeirista, atualmente comanda, às quintas-feiras, a Roda de Samba do Bar do Alemão, onde já se apresentaram artistas como Miltinho, Germano Mathias, Délcio Carvalho, entre outros. O Professor Geraldo Campos, organizador do evento, é Docente de Sociologia do curso de Relações Internacionais da ESPM e estará à disposição da imprensa para entrevistas no dia do evento. Campos fala com propriedade a respeito de questões culturais, nacionalismo e identidade nacional e relações internacionais, entre outros temas e foi palestrante em mais de 15 países."
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 6 mes(es) 7 dia(s) 21/09 Pesquise 21 de Setembro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil ESPM e Associação Pró-Cor do Brasil promovem evento que celebra o Dia Brasileiro da Cor
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 5 mes(es) 28 dia(s) 29/09 Pesquise 29 de Setembro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil TEDxESPM SP 2011
 Escrito por Guy Almeida Jr. (ESPM+)

A palestra de Mina Ahadi era uma das mais esperadas do TEDxESPM. Não por acaso, ao final de seu discurso, altamente politizado e em defesa dos direitos humanos, a ativista iraniana emocionou a plateia, fazendo com que todos se levantassem para aplaudi-la. Quando saiu do Auditório Philip Kotler, da ESPM-SP, ela foi a personalidade mais assediada pelo público. As pessoas desejavam tirar fotos, conversar, ou simplesmente cumprimentá-la. Fora da agitação, Mina, que também é fundadora do Comitê Internacional contra Apedrejamento e Execução, conversou com ESPM+ e o Portal de Jornalismo ESPM-SP. Liberdade, a comunicação como instrumento para combater a intolerância e defender os direitos humanos e Irã foram alguns dos temas da conversa. Ao final, deixou uma mensagem emocionante para os jovens se engajarem.
-------------------------------------------------------

Escrito por Carolina Gomes (2º semestre)

A importância das mídias digitais a favor da informação foi o tema da palestra do jornalista e humorista Rafinha Bastos, durante o TEDxESPM. Ele comentou sobre a ascendência dos meios de comunicação instantâneos e como eles podem beneficiar a relação entre as pessoas. Ressaltou ainda que seu papel cômico não pode ser confundido com seus ideais como pessoa e jornalista. Em sua fala, Rafinha ficou emocionado ao contar o caso de um fã, que gostava de ouvir suas piadas, enquanto se recuperava de um acidente. Assista ao vídeo em parceria com ESPM+.
-------------------------------------------------------

Escrito por Guy Almeida Jr. (ESPM+)

O designer Miguel Neiva é entrevistado após o TEDxESPM e fala o que espera do ColorAdd para a humanidade “Trazer ao daltônico independência e a integração sem constrangimentos”, essas foram algumas palavras iniciais do designer e desenvolvedor do sistema ColorAdd, Miguel Neiva, durante sua fala no TEDxESPM, em 29 de setembro. ColorAdd é um conjunto de símbolos que permite ao daltônico identificar as cores. Assim, segundo Neiva, o deficiente pode se inserir na sociedade e não depender de terceiros para as mais simples atividades como descobrir qual linha do metrô está tomando, saber que está vestindo uma calça azul, ou não atravessar a rua no sinal vermelho. O designer concedeu entrevista exclusiva para a parceria entre ESPM+ e Portal de Jornalismo ESPM-SP após sua palestra e deu uma surpreendente opinião a respeito da inserção cultural do daltônico a partir do sistema.
-------------------------------------------------------

Escrito por Gabriel Garcia (2º Semestre)

“As marcas vão definir nosso futuro. Das cem maiores economias do mundo, 51 são corporações.” Foi assim que o designer carioca Fred Gelli, sócio-diretor da Tátil Design de Ideias, falou da relação das grandes empresas com as marcas, em substituição aos governos. Gelli foi o segundo a falar no TEDxESPM 2011. A atuação das empresas passa pelo que o designer chamou de “eco responsabilidade”. E nesse aspecto o consumidor e a própria concorrência serão os grandes fatores de pressão para que as empresas adotem novas medidas no que diz respeito à responsabilidade socioambiental. “As empresas, porém, não podem seguir aquele checklist básico de ´eco-responsablidade´. Não basta reciclar o lixo e parar de usar papel. Essas são as empresas eco-chatas”, brincou o designer. Para Gelli, o futuro não deverá ser verde, deve ser multicolor. Em outras palavras, as companhias devem tomar atitudes que mostrem sua preocupação com o futuro da sociedade, e o grande desafio é aliar ganho social com lucro. Isso sem ferir os valores internos da empresa, ressalta Gelli. Aqueles que não conseguirem se adequar a essa nova realidade irão ficar para trás. “75% das empresas do S&P 500 (levantamento das maiores companhias do mundo, realizado pela consultoria Standard & Poors) de 2020 ainda serão fundadas. Ou seja, 75% das 500 maiores empresas atuais irão ficar obsoletas”, afirmou. Esse será o desafio do que ele definiu como Branding 3.0 ou Branding Integral. Também publicada no Blog ESPM+.
-------------------------------------------------------

Escrito por Guy Almeida Jr. (ESPM+)

Anurag Kashyap fala sobre filmes, Índia e do fenômeno cinematográfico de Bollywood. O cineasta indiano Anurag Kashyap foi uma das atrações internacionais do TEDxESPM, em 29 de setembro. Oriundo de um país onde a manifestação cinematográfica é um verdadeiro fenômeno cultural, Kashyap é reconhecido por filmes controversos como Black Friday, de 2004, que relata os atentados ocorridos em Mumbai, no ano de 1993. Nessa interessante entrevista, ele comenta sobre o momento do cinema indiano, como a sociedade indiana é representada nas telas e as principais diferenças do cinema indiano para os demais. Assista ao depoimento publicado em parceria com ESPM+.

-------------------------------------------------------

Escrito por Carolina Junqueira (2º semestre)

"A comunicação é inerente a nós" foi o tema da palestra da jornalista Juliana Rocha Barroso, presidente da Viração Educomunicação, no TEDxESPM. Juliana comentou sobre o projeto Viração, uma revista feita com a participação de jovens de todo o Brasil. Falou, também, sobre o incentivo de Paulo Lima, fundador da Viração, para impactar a comunidade com o conceito da Educomunicação. Isto é, uma prática de comunicação ligada a um movimento social juvenil que busca desenvolver habilidades e propor soluções. Ao final, a jornalista convidou a plateia a fazer a educomunicação em qualquer ambiente. “Qualquer lugar é lugar para usar nosso potencial de comunicadores já que ele é inerente a nós”, ressaltou. Assista à entrevista publicada em parceria com o ESPM+.
00/10/2011Pesquise o ano 2011 Física Brasil João Carrascosa fala sobre 'O texto publicitário com razão e mais emoção'
00/10/2011Pesquise o ano 2011 Jornalismo Brasil Divulgados vídeos institucionais dos 60 anos da ESPM
00/10/2011Pesquise o ano 2011 Jornalismo Brasil Entrevista sobre Marketing Sustentável com Licínio Motta e Marcos Cobra
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 5 mes(es) 26 dia(s) 02/10 Pesquise 02 de Outubro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil Entrevista com o diretor da ESPM-SUL, Richard Lucht, no programa 'Entre Amigos'.
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 5 mes(es) 23 dia(s) 05/10 Pesquise 05 de Outubro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil I Seminário de Economia Criativa da ESPM
 "O I Seminário de Economia Criativa da ESPM será realizado nos dias 5 e 6 de outubro, quarta e quinta-feira, na unidade Rio de Janeiro. O evento, que passa a constar no calendário anual da ESPM-RJ, contará com a presença de profissionais e especialistas deste campo da economia e marca o lançamento do Núcleo de Economia Criativa da instituição, que pretende ser reconhecida como referência neste segmento.
Para dar início ao Seminário, no dia 5, os coordenadores João Luiz de Figueiredo e Rodrigo Carvalho farão a abertura oficial do Núcleo, que tem como objetivos principais estudar a economia criativa para auxiliar no desenvolvimento das competências profissionais necessárias ao fortalecimento das atividades produtivas do segmento; servir de base à implementação de políticas públicas que compreendam a economia criativa como um dos motores do desenvolvimento econômico das cidades; e contribuir para a qualificação da base acadêmica das disciplinas e dos alunos do curso de Administração com ênfase na gestão do entretenimento.
Na parte da manhã, será apresentada uma mesa de debates, intitulada “Economia Criativa e Desenvolvimento Econômico”. Participam do encontro, Daniela Brayner, da Nuvem Criativa; Regina Miranda, da Cidade Criativa/Transformações Culturais; e Piatã Stoklos Kignel, do Banco Santander. A moderação fica com João Luiz de Figueiredo, um dos coordenadores do Núcleo. Na parte da tarde, a segunda mesa do dia será “Política pública e o papel dos atores institucionais para o fortalecimento da economia criativa no Rio”, com a participação de Heliana Marinho, do SEBRAE; Cristiane Alves, da FIRJAN; Mário Borghini, do IPP-Prefeitura do Rio de Janeiro e Marcos André, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. O outro coordenador do Núcleo, Rodrigo Carvalho, será o moderador.
No dia seguinte, dia 6 de outubro, a primeira mesa do dia será “Os desafios da gestão organizacional, empreendedorismo criativo e inovação”. Participam da mesa Hélio Machado, da Osklen; Lucas Van Becque, do Museu da Casa do Pontal; Léo Feijó, do Grupo Matriz; e Aniela Jordan, da Aventura Entretenimento. A moderação fica por conta de Rafael Liporace, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da ESPM-RJ. Para finalizar o evento, na parte da tarde, Thiago Vedova, da Bolacha Discos; Rafael Lazarini, da EBX; Sérgio Sá Leitão, da Riofilme; e Rique Nitzsche, da Animus falam sobre “Perspectivas para alguns setores no Rio”, com a moderação de Marcelo Guedes, diretor dos cursos de Administração e Relações Internacionais da ESPM-RJ.
O evento será gratuito e aberto ao público. Para participar, os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo link abaixo. A ESPM-RJ fica na Rua do Rosário, 90 - Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2216-2002 ou pelo e-mail cursos@espm.br."
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 5 mes(es) 4 dia(s) 24/10 Pesquise 24 de Outubro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil Ismael Rocha Junior fala sobre 'Estratégias de Marketing e Comunicação para o 3º Setor'
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 5 mes(es) 2 dia(s) 26/10 Pesquise 26 de Outubro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil Em seminário da ANJ, debatedores defendem ética.
 "O impacto das novas tecnologias na vida dos jornais e de toda a mídia é imenso, e impõe mudanças profundas, mas ética é sempre ética, em qualquer ambiente ou situação, e não faz sentido se pensar em uma 'ética digital'.
Essa foi a resposta dada hoje, em seminário na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, pelos debatedores Pedro Dória, editor executivo do jornal O Globo, e Eugênio Bucci, diretor da escola e colunista do jornal O Estado de S. Paulo, ao tema 'Há um ética digital e uma ética analógica?'. Com eles concordou o moderador do debate, Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado.
Ao longo do dia, três outros painéis discutiram questões jurídicas e trabalhistas envolvendo blogs pessoais, Twitter usado por jornalistas, códigos na relação com internautas e redes sociais e formas que permitam às empresas de comunicação superar esses desafios. O seminário Desafios Éticos e Legais nas Empresas Jornalísticas foi promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ)e pela ESPM.
'Jornalismo é jornalismo. Não deveria haver éticas diferentes', disse Dória, na abertura do painel. Ele admite que se está lidando com coisas novas: esse mundo 'tem 16 anos, o iPad surgiu há um ano e meio, e está tudo sendo inventado'. 'Como regular questões como anonimato, regras, garantias de direitos? Como saber os limites ou os perigos?'
Bucci analisou a questão do anonimato, 'que ao mesmo tempo tem servido de esconderijo para violências, mas que, muitas vezes, é também o último recurso para se manifestar em certas circunstâncias'. Ele abordou a questão da cobrança feita por alguns jornais pelo acesso ao conteúdo na rede. 'É fundamental que a sociedade pague pelo produto jornalístico', afirmou, já que a informação 'é um bem de interesse de toda a comunidade'. Mas advertiu que o País 'está longe, ainda, de resolver isso'.
Bucci despertou polêmica ao afirmar que não considera a internet um meio de comunicação, mas 'um segundo grau de abstração da sociedade' - o primeiro seria a própria esfera da vida pública. 'Se ela for considerado meio de comunicação, aí vem a tentativa de regulação, como já se tentou por aqui meses atrás, e seria um desastre.'"
Ao final do painel, Gandour disse que o importante 'é manter viva essa discussão, pois o que está em jogo é a manutenção da relevância do ofício jornalístico'."
Revista Veja
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 5 mes(es) 1 dia(s) 27/10 Pesquise 27 de Outubro/2011Pesquise o ano 2011 Comemoração Jornalismo Brasil ESPM veicula anúncio comemorativo em homenagem aos fundadores
 "A ESPM comemora hoje, 27 de outubro, 60 anos de história. Como parte das festividades a instituição veicula peça institucional para mídia impressa, produzida pela ADAG Comunicação sob o titulo “Fundadores”.
O anúncio apresenta os primeiros profissionais que idealizaram a ESPM e traz um breve contexto histórico de seu surgimento. Para o vice-presidente corporativo Emmanuel Publio Dias, ao mesmo tempo em que a ESPM mostra seu lado inovador, criativo e sonhador nas peças de mídia eletrônica, não deixa de prestar tributo aos fundadores da Escola.
“Naquela época eles já vislumbravam a possibilidade de atuar na educação para a formação de líderes do mercado, com competência, responsabilidade e valores éticos bem definidos. O anúncio “Fundadores” complementa nosso discurso e mostra a coerência da nossa trajetória: sempre ESPM”, explica Emmanuel."
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 4 mes(es) 28 dia(s) 29/10 Pesquise 29 de Outubro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil ESPM Experience
 "Escolher a profissão de toda uma vida não é tarefa das mais fáceis, ainda mais quando se faz isso em plena juventude. Por isso, para auxiliar o candidato ao vestibular a conhecer mais e melhor a área em que pretende atuar, a ESPM promove o ESPM Experience, em 29 de outubro (sábado), uma oportunidade que os aspirantes a graduandos têm de obter um prévio contato com a faculdade.
Durante um dia todo, os vestibulandos participam de diversas atividades relacionadas ao curso de interesse: Administração com ênfase em Negócios e Marketing; Design com habilitação em Comunicação Visual; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; ou Relações Internacionais com ênfase em Marketing e Negócios. A programação contempla palestras, bate-papo com profissionais do mercado, oficinas experimentais - nas quais há o contato mais próximo com a aplicabilidade do curso. Sendo, para o curso de Publicidade e Propaganda: Práticas de Comunicação Integrada de Marketing, Atividades práticas na Agência ESPM, no Laboratório de Fotografia e nos Estúdios de Som. Para Administração: Projetos Práticos na Empresa Júnior, Visão Integrada das Decisões em Administração, Análise de Negócios e Simulações no Mercado Financeiro. No curso de Design: Workshop de Gaming Concepts & Game Design. Em Relações Internacionais: Diplomacia e Negociações Internacionais e Simulação do Conselho de Segurança da ONU, e para Jornalismo: Simulação de um programa de entrevistas no estúdio de vídeo.
Além de um tour monitorado para conhecer a infraestrutura da ESPM (biblioteca, quadra esportiva, salas de aula, laboratórios, etc.). Ao final das tarefas, os jovens contam, ainda, com um show de comédia, de improviso com Márcio Ballas, do grupo de teatro Jogando no Quintal e do programa É tudo improviso. Além do ESPM Experience, a ESPM possui outras iniciativas com o objetivo de auxiliar os estudantes na escolha da profissão, como: o Carreiras em Foco, a Visita Monitorada, o Aluno por Um dia, e o ESPM nas Escolas."
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 4 mes(es) 21 dia(s) 07/11 Pesquise 07 de Novembro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil ESPM Sul recebe evento de lançamento do 25° Fórum da Liberdade
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 4 mes(es) 20 dia(s) 08/11 Pesquise 08 de Novembro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil Alunos da ESPM e do Instituto Palavra Aberta criam blog sobre liberdade de expressão
 "A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o Instituto Palavra Aberta e dois estudantes, selecionados em processo conduzido pelos próprios alunos da escola, criaram o blog Pravda, que visa discutir a liberdade de expressão na atualidade.
Com lançamento oficial nesta terça-feira (8), às 14h30, o endereço é um espaço para se debater em que medida há liberdade para a sociedade em geral, quais suas consequências e valor.
Para prestigiar a inauguração da página, um encontro entre acadêmicos e especialistas na área será realizado na própria faculdade. Entre os presentes, Eugenio Bucci, diretor de pós-graduação em jornalismo da ESPM e Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL, abordarão diversos aspectos do tema."
Instituto Palavra Aberta
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 4 mes(es) 18 dia(s) 10/11 Pesquise 10 de Novembro/2011Pesquise o ano 2011 Jornalismo Brasil Selecionadas 20 campanhas publicitárias para o Prêmio Renato Castelo Branco
 


AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 4 mes(es) 17 dia(s) 11/11 Pesquise 11 de Novembro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil Embaixadores Luiz Felipe Lampreia e Rubens Barbosa debatem Brasil e Estados Unidos na ESPM
 "Não é de hoje que as relações entre Brasil e Estados Unidos são de extrema relevância para o cenário nacional e internacional das duas nações, resultando em acordos, desacordos, cooperação, alterações na economia e no comércio.
Mas, qual a importância dessa relação para os respectivos países e, principalmente, para o Brasil? É uma relação de complementaridade? Beneficia a quem? Como estamos hoje, quais são os cenários e as perspectivas?
Para debater o tema, a ESPM realiza, no próximo dia 11 de novembro (sexta-feira), a palestra “As relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos: cenários e perspectivas”, no evento Memória e Conjuntura.
Os palestrantes serão: o Embaixador Luiz Felipe Lampreia, Ministro das Relações Exteriores no governo FHC e professor de Relações Internacionais na ESPM; e o Embaixador Rubens Barbosa, consultor de negócios, Presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP, Membro do Conselho da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, da empresa CSU CardSystem S.A. e do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP – Gacint, escreve regularmente para os jornais “O Estado de S. Paulo” e “O Globo”, foi Embaixador do Brasil em Londres durante cinco anos, além de ter ocupado muitos cargos no Governo brasileiro e no Ministério das Relações Exteriores.
Na ocasião será lançado o livro “O dissenso de Washington”, do Embaixador Rubens Barbosa.
O evento destina-se a profissionais, estudantes e interessados no tema. As inscrições devem ser feitas pelo site www.espm.br/memoria e a entrada é franca."
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 4 mes(es) 17 dia(s) 11/11 Pesquise 11 de Novembro/2011Pesquise o ano 2011 Publicação Literatura Brasil Geraldo Alonso Filho lança o livro 'Norton - 60 anos de Publicidade no Brasil'
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 4 mes(es) 11 dia(s) 17/11 Pesquise 17 de Novembro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil ESPM lança Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Mercados
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 4 mes(es) 6 dia(s) 22/11 Pesquise 22 de Novembro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil ESPM-Sul promove palestra com executivos da Pepsi
 "Na próxima terça-feira (22/11), às 19h30min, a ESPM-Sul promove a palestra 'Pode ser? A história e as estratégias da PEPSI no Brasil', para a ocasião o Presidente da Bebidas América do Sul, Vasco Luce, e a Presidente da Bebidas Brasil, Andrea Alvares, estarão palestrando para alunos de Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul, e para o público em geral.
Vasco Luce é graduado em Administração de Empresas e Publicidade e Propaganda, trabalha na PepsiCo desde 1983 e iniciou sua trajetória na empresa na área de marketing. Atualmente é Presidente da PepsiCo América do Sul, gerenciando os negócios de bebidas da companhia em países como Argentina, Brasil, Chile, Venezuela e Colômbia entre outros países-chave.
Andrea Alvares é graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na PepsiCo desde 2000, na divisão de alimentos, e a partir de 2003 passou a ser responsável pela operação Quaker no Brasil. Em sua trajetória profissional, participou de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas áreas de trabalho em equipe, gerenciamento de projetos, finanças corporativas, desenvolvimento de conceitos, liderança e seminários estratégicos."
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 4 mes(es) 5 dia(s) 23/11 Pesquise 23 de Novembro/2011Pesquise o ano 2011 Jornalismo Brasil Cerimônia de entrega do prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Socioambiental
 "Prêmio Renato Castelo Branco elege as melhores campanhas publicitárias de 2011
Escrito por Guilherme Schiff (1º semestre)

Oito campanhas publicitárias foram premiadas na sétima edição do prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Socioambiental, realizado em novembro, no auditório do Masp, em São Paulo. Criado pela ESPM em 2005, o grande diferencial da premiação, é que os concorrentes não se inscrevem, mas são indicados pelos alunos da instituição em todo o país. Além de avaliar a criatividade das ações, o prêmio leva em consideração as propagandas a serviço da sustentabilidade.
Os 7.000 alunos da ESPM em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre têm, portanto, a missão de indicar as ações e campanhas publicitárias que mais contribuíram, de forma original, para a causa da responsabilidade socioambiental. Dentre as indicadas, uma comissão formada por professores e alunos seleciona 20 finalistas, que são divididos em duas categorias: Empresa e Especial, esta última reúne trabalhos voltados para ONGs, entidades assistenciais e filantrópicas. O público também elege seu favorito pela internet, na categoria “Voto Popular”.
Coordenador do projeto, Carlos Zuppo, que é aluno do 3º semestre de Publicidade e Propaganda, exaltou o fato da premiação conseguir reunir grandes publicitários e o propósito do evento. “É muito gratificante ver que a publicidade brasileira se preocupa cada vez mais com problemas socioambientais”, disse ele, que também festejou o fato de muitos jovens terem participado da cerimônia.

Os premiados da noite

A grande vencedora da noite foi a agência Ogilvy, que levou o Grand Prix com a campanha "Os Bons são a Maioria", criada para a Coca-Cola, e ganhou na categoria Empresa, a ação “Drunk Valet”, para Bar Aurora & Boteco Ferraz.
Ainda na categoria empresas, Leo Burnett levou o troféu com a campanha “Eu Sou Catador”, para Atitude Brasil. A JWT ganhou com a peça “Quem ama a natureza, ama a si mesmo” (Ford) e a África venceu com “O Mundo Muda” (Itaú).
Na categoria Especial, as três campanhas escolhidas foram “Doador”, da DM9DDB, para ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), “Menina Diferente”, da Giovanni+Draftfcb, para o Instituto Metasocial, além das ações para o Festival SWU 2011 criadas pela Fischer&Friends. Já os internautas elegeram a peça “Patrulheiro”, da AlmapBBDO para Alpargatas, que ganhou o “Voto Popular."
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 4 mes(es) 3 dia(s) 25/11 Pesquise 25 de Novembro/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil ESPM Social oferece consultoria de marketing e comunicação gratuita para ONGs
 " A ESPM Social apoia e incentiva o trabalho das ONGs que lutam por um mundo socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável. Por isso, a Escola oferece a essas organizações, gratuitamente, consultorias em Marketing e Comunicação.
As inscrições para o processo seletivo das organizações que serão atendidas no primeiro semestre de 2012 já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail espm.social@espm.br. O prazo final para envio de propostas é até o dia 20/01.
As ONGs com sede na grande São Paulo que queiram participar devem fazer a inscrição pelo e-mail acima, informando os seguintes dados: nome da instituição, responsável legal, endereço, telefone, e-mail, website (se houver), descrição da atuação da ONG e público-alvo e breve descrição dos motivos pelos quais busca a parceria com a instituição. Além disso, devem ser anexados uma cópia digitalizada do CNPJ, assim como o balanço financeiro dos dois últimos anos (se houver).
As entidades selecionadas receberão, ao final do semestre, um plano de marketing e comunicação com base no diagnóstico feito a partir da análise macro e micro ambiental da organização. A consultoria é feita por alunos da ESPM sob orientação de professores e especialistas na área. Isso lhes faculta a oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala em atividades de auxílio à cidadania e a inserção social.
O objetivo é auxiliar à estruturação das atividades das ONGs, de modo a divulgar melhor o trabalho realizado, buscar parceiros, ordenar a gestão financeira e ampliar o atendimento.
Vale ressaltar que este projeto faz parte do incentivo ao voluntariado na ESPM e não é um “trabalho acadêmico, valendo nota”, mas é a aplicação prática do conhecimento veiculado na Escola para fins sociais. Desde 2002, a ESPM Social realiza consultorias para o terceiro setor selecionando, a cada seis meses, novas entidades beneficiadas com as consultorias gratuitas. Ao todo, cerca de 102 ONGs já foram contempladas com o projeto, inclusive a própria ESPM Social."
00/12/2011Pesquise o ano 2011 Instituições Brasil ESPM anuncia investimento de cerca de R$ 200 milhões até 2015
 "Criada há 60 anos como um curso de propaganda dentro do Museu de Arte de São Paulo (Masp), a ESPM está promovendo uma reestruturação interna para iniciar uma nova etapa de crescimento.
Nos últimos anos, a faculdade que hoje conta com 17 mil alunos cresceu com pouco planejamento e há dois anos foi alertada sobre os riscos que a ESPM poderia sofrer se não arrumasse a casa. 'Em outubro de 2009, quando assumi, uma consultoria informou que estávamos à beira de um precipício com aquela estrutura organizacional', disse José Roberto Whitaker Penteado, presidente da ESPM.
Neste ano, a receita da faculdade deve atingir R$ 220 milhões, um aumento de 10% sobre o ano passado. 'Fomos alertados na hora certa porque ainda registramos crescimento e fechamos nosso balanço com superávit', explicou o presidente da faculdade, que é uma instituição sem fins lucrativos.
Diante desse cenário, a faculdade começou em meados de 2010 a reestruturação com a adoção de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) e novas metodologias de gestão, modernização de sistemas de trabalho e capacitação da equipe. No PDV, a prioridade são os funcionários mais velhos e com mais tempo de casa. A faculdade conta com cerca de 700 professores e outros 585 funcionários que trabalham na área administrativa. Nessa reestruturação, outra mudança prevista é o aumento no número de professores que se dedicam em tempo integral à vida acadêmica, uma vez que atualmente poucos professores da ESPM adotam essa exigência do MEC.
Passada a fase de organização interna, que deve perdurar até meados do próximo ano, a ESPM planeja uma expansão com aquisições, criação de novos cursos e aumento de campi. 'Acreditamos que até 2015, nossa receita tenha um crescimento orgânico de 30%', enumerou.
Até 2015, está previsto um investimento de cerca de R$ 200 milhões para ampliação de seus campi localizados em São Paulo, Porto Alegre e Rio. A meta é dobrar o número de alunos daqui quatro anos.
Com a onda de consolidação no setor de ensino, a ESPM também quer se posicionar como consolidadora. 'Não haverá espaço para pequenos nessa área de educação. Por isso, pensamos em incorporar outras faculdades', disse Penteado. 'Mas isso não quer dizer que seremos tão grandes como Unip, Anhanguera ou Estácio. Somos uma faculdade de nicho', complementou o publicitário. A mensalidade média é de R$ 2 mil em seus cinco cursos: publicidade e propaganda, administração, design, jornalismo e relações internacionais.
A fim de expandir sua presença no mercado, a faculdade planeja a criação de cursos ligados às áreas de tecnologia de comunicação, ciências sociais (com enfoque em ciência do consumo) e arquitetura.
Nessa nova fase, a faculdade também quer ampliar sua atuação e fechar parcerias com empresas ligadas a eventos e institutos culturais. 'Podemos, por exemplo, realizar cursos de artes plásticas em parceria com o Masp, que foi o nosso berço', disse Penteado, lembrando que Pietro Maria Bardi e Assis Chateaubriand, fundadores do museu, apoiaram a criação da ESPM.
(Beth Koike | Valor)"

Páginas 10 de 13 < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13 >


1999-2023 Ponteiro® - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial desta e de outras páginas. Apesar do empenho em manter as informações atualizadas e precisas, não fornecemos nenhuma menção ou garantia de qualquer espécie, expressa ou implícita, sobre a integridade, precisão, fiabilidade, adequabilidade ou disponibilidade no que se refere ao(s) website(s) ou às informações, produtos, serviços, ou imagens relacionados, contidos em nossas páginas para qualquer propósito. A confiança depositada nessas informações é, portanto, estritamente de sua própria escolha. Não apoiamos nenhum partido político. Política de privacidade: não coletamos ou divulgamos qualquer informação pessoal. Conteúdo isento de pornografia e outras bobagens, navegue sossegado :)
MultihostMade in Brazil44.202.90.91