Pesquisando Voo 1907 



AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 17 ano(s) 4 mes(es) 7 dia(s) 17/12 Pesquise 17 de Dezembro/2006Pesquise o ano 2006 Jornalismo Brasil Folha de São Paulo publica entrevista exclusiva de Joseph Lepore e Jean Paul Paladino
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 17 ano(s) 3 mes(es) 8 dia(s) 16/01 Pesquise 16 de Janeiro/2007Pesquise o ano 2007 Jurídico Brasil Prorrogado por 30 dias o inquérito que investiga o acidente com o boeing da Gol
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 17 ano(s) 3 mes(es) 4 dia(s) 20/01 Pesquise 20 de Janeiro/2007Pesquise o ano 2007 Jurídico Brasil Revista Veja informa que a Polícia Federal indiciou os pilotos Joseph Lepore e Jean Paul Paladino
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 17 ano(s) 1 mes(es) 18 dia(s) 06/03 Pesquise 06 de Março/2007Pesquise o ano 2007 Política Brasil Parlamentares do PSDB cobram a instalação da CPI do Apagão Aéreo
 "O deputado João Almeida (BA) alertou que não está descartada a possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a criação da comissão. 'Já fizemos isso e faremos de novo sem problema, assim como ocorreu com a CPI dos Bingos', advertiu. O deputado Paulo Renato de Souza (SP) avaliou que a oposição do governo à instalação do colegiado se deve ao fato de que ela investigará não só fatos pontuais, mas também problemas estruturais do setor. O temor do Planalto, segundo o tucano, é que os integrantes da comissão acabem descobrindo que o governo 'atrasou a implantação do Sivam, criando a zona cega no controle do sistema de tráfego aéreo sobre a região amazônica'. 'Enquanto isso não vem à tona, o governo se sente seguro para jogar a responsabilidade nos controladores e nos pilotos quando, na verdade, ela é compartilhada', sustentou. O presidente da Câmara deve anunciar uma decisão ainda nesta quarta-feira."
Agência Tucana
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 17 ano(s) 1 mes(es) 16 dia(s) 08/03 Pesquise 08 de Março/2007Pesquise o ano 2007 Protestos e Manifestações Brasil Manifestação de familiares das vítimas do voo 1907 em Brasília - DF
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 17 ano(s) 11 dia(s) 13/04 Pesquise 13 de Abril/2007Pesquise o ano 2007 Política Brasil Governo tenta barrar a CPI do Apagão Aéreo no Senado
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 17 ano(s) 6 dia(s) 18/04 Pesquise 18 de Abril/2007Pesquise o ano 2007 Aviação Brasil Maurício Botelho (presidente da Embraer) afirma que transponder funcionava normalmente
 "O transponder estava funcionando normalmente, antes e depois. Agora, o que aconteceu lá em cima, eu não sei."
Fonte: Agência Estado
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 17 ano(s) 2 dia(s) 22/04 Pesquise 22 de Abril/2007Pesquise o ano 2007 Jornalismo Brasil Jornal Folha de São Paulo publica matéria sobre o local da tragédia do voo 1907
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 11 mes(es) 30 dia(s) 25/04 Pesquise 25 de Abril/2007Pesquise o ano 2007 Futebol Brasil A Portuguesa empata (2 x 2) com o São José
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 11 mes(es) 30 dia(s) 25/04 Pesquise 25 de Abril/2007Pesquise o ano 2007 Jurídico Brasil Supremo Tribunal Federal determina instalação da CPI do apagão aéreo
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 11 mes(es) 21 dia(s) 03/05 Pesquise 03 de Maio/2007Pesquise o ano 2007 Estados Unidos Relatório da National Transportation Safety Board aponta falha no Legacy em 29/09/2006
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 11 mes(es) 20 dia(s) 04/05 Pesquise 04 de Maio/2007Pesquise o ano 2007 Aviação Brasil Comunicado da Embraer rebate informações da National Transportation Safety Board
 "COMUNICADO
Considerando notícias recentemente veiculadas na imprensa nacional e internacional, dando conta que o equipamento transponder a bordo da aeronave Legacy 600, de propriedade e operado pela empresa ExcelAire, que colidiu com o Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas, em 29 de setembro passado, estaria funcionando de forma intermitente naquela ocasião, com base em suposta afirmação contida em documento público emitido pela Agência Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (National Transportation Safety Board - NTSB), a Embraer tem a esclarecer que:
- O referido documento do NTSB (ref A-07-35 through -37) recomenda a incorporação de melhorias em indicações de alarmes presentes em sistemas de anti-colisão instalados a bordo de aeronaves e é endereçado à Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration - FAA), a quem competirá apreciar e decidir pela implementação (ou não) das recomendações nele contidas. Cabe esclarecer que tais recomendações são de caráter geral e extensivas a toda a indústria, não sendo específicas para um dado modelo de aeronave ou equipamento;
- Em nenhum momento, o documento emitido pelo NTSB conclui por falha ou funcionamento intermitente do equipamento transponder. De fato, o referido relatório afirma textualmente '(..) Conclusões preliminares da investigações em andamento indicam que, por razões ainda a serem determinadas, o sistema anti-colisão da aeronave Legacy não estava em funcionamento no momento do acidente, desta forma inabilitando a capacidade do sistema de detectar e ser detectado por tráfego conflitante';
- Cumpre destacar que o fato do transponder a bordo do Legacy não estar em funcionamento no momento do acidente, citado na recomendação encaminhada pelo NTSB à FAA, já constava do relatório preliminar emitido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), divulgado à imprensa em 16 de novembro de 2006, sendo, portanto, de conhecimento público há vários meses.
Assim sendo, eventuais conclusões acerca de funcionamento intermitente do equipamento transponder não encontram respaldo no documento emitido pelo NTSB. A Embraer continuará cooperando com as autoridades responsáveis pela investigação das causas do acidente em tudo que estiver ao seu alcance, e aguarda a conclusão dos trabalhos de investigação ora em curso."
EMBRAER
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 11 mes(es) 16 dia(s) 08/05 Pesquise 08 de Maio/2007Pesquise o ano 2007 Policial Brasil Polícia Federal conclui inquérito sobre acidente do voo 1907
 "A Polícia Federal concluiu e entregou à Justiça Federal de Sinop (MT) na tarde de ontem, 8, o inquérito 670/2006 que investiga o acidente aéreo ocorrido entre o Boeing da Gol, vôo 1907, e o Jato Legacy, em 29 de setembro do ano passado. No total, o inquérito possui cerca de 3 mil páginas entre autos principais e 10 apensos. Foram colhidos depoimentos de 22 pessoas entre funcionários da Embraer, pilotos, além de controladores de vôo militares de Brasília e Manaus. A documentação enviada pela PF à Justiça também inclui laudos elaborados pelo Instituto Nacional de Criminalística.
TRANSPONDER
A Policia Federal chegou à conclusão de que houve desligamento involuntário do transponder. Segundo informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (CENIPA), o TCAS (Traffic Alert and Collision Avoidance System), o Transponder e o rádio foram enviados aos Estados Unidos para testes nas fábricas e não apresentaram defeito. Os laudos periciais da FDR (Flight Data Recorder) do Legacy também não registraram nenhum defeito do equipamento. Além disso, após o choque, o equipamento foi ligado sem problemas e o código de emergência acionado.
MFD
Existe no painel do avião uma tela chamada MFD (Multi Fiction Display) que apresenta várias informações em diferentes páginas que podem ser selecionadas, incluindo-se a página do TCAS que acusaria se o equipamento estaria ou não ligado. Segundo o laudo produzido pelo Instituto Nacional de Criminalística depois do exame da caixa preta, o MFD do piloto em nenhum momento exibiu a tela do TCAS e o do co-piloto exibiu essa tela somente após a colisão, o que indica que os equipamentos estavam em plena condição.
PLANO DE VÔO
Não houve uma modificação clara do plano de vôo pelo Controle de Espaço Aéreo e tampouco os pilotos do Legacy questionaram a alteração do plano de vôo. No caso de dúvida é dever do piloto questionar o controlador acerca da mudança no plano de vôo. Em relação ao cumprimento do Plano de Vôo, a norma diz que sempre que o piloto receber uma altitude ou direção que julgar incorreta ou inadequada para a segurança da aeronave é dever dos pilotos confirmar e solicitar informações complementares do Controle de Espaço Aéreo. De acordo com os laudos, os controladores passaram uma altitude provisória de 37 mil pés em São José dos Campos que deveria ter sido alterada em Brasília.
VIGILÂNCIA RADAR
Outro ponto é que as gravações mostram que o serviço prestado pelo Controle de Espaço Aéreo foi o de 'Vigilância Radar' ou seja, a responsabilidade de mudanças de nível permanece com os pilotos. Isso difere do serviço de 'Vetoração Radar' que a mudança de nível é de responsabilidade do Controle de Espaço Aéreo. É importante frisar que, mesmo no caso de Vetoração Radar, é dever dos pilotos confrontar as instruções passadas pelo controlador caso as considere incorretas ou que coloque a aeronave em risco.
MANOBRAS DE TESTE
O exame da caixa preta revelou ainda que o Legacy não realizou nenhuma manobra de teste.
FALHA DE COMUNICAÇÃO
O Legacy ficou cerca de 1 hora sem comunicação. Em caso de falha na comunicação devem ser tomadas providências no sentido de solucionar o problema. Os pilotos deveriam ter inserido no transponder o código de falha de comunicação 7600. Se esse procedimento tivesse sido realizado, os pilotos teriam percebido que o equipamento estava desligado.
CONTROLADORES
No curso das investigações a Polícia Federal identificou indícios de descumprimento de normas aplicáveis ao Controle de Espaço Aéreo. Um breve relato dessas falhas foi enviado à Justiça Federal sugerindo a instauração de investigação por parte da Aeronáutica."
Polícia Federal - DPF
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 11 mes(es) 7 dia(s) 17/05 Pesquise 17 de Maio/2007Pesquise o ano 2007 Aviação Brasil Brigadeiro Jorge Kersul Filho nega existência de pontos cegos no espaço aéreo brasileiro
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 11 mes(es) 3 dia(s) 21/05 Pesquise 21 de Maio/2007Pesquise o ano 2007 Jurídico Brasil Tribunal de Justiça do Distrito Federal determina o bloqueio dos bens da Excelaire
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 10 mes(es) 30 dia(s) 25/05 Pesquise 25 de Maio/2007Pesquise o ano 2007 Jurídico Brasil MPF/MT denuncia pilotos e quatro controladores de voo pelo acidente com avião da Gol
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 10 mes(es) 24 dia(s) 31/05 Pesquise 31 de Maio/2007Pesquise o ano 2007 Brasil Aeronáutica abre inquérito para apurar conduta dos envolvidos com acidente de 29/09/2006
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 10 mes(es) 23 dia(s) 01/06 Pesquise 01 de Junho/2007Pesquise o ano 2007 Jurídico Brasil Justiça determina interrogatório de Joseph Lepore e Jan Paul Paladino em 27/08/2007
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 10 mes(es) 21 dia(s) 03/06 Pesquise 03 de Junho/2007Pesquise o ano 2007 Aviação Brasil Nota de esclarecimento à imprensa da Força Aérea Brasileira
 "ESCLARECIMENTO À IMPRENSA
Com relação à reportagem a ser exibida no Programa Fantástico, a respeito do acidente aeronáutico ocorrido em 29 de setembro de 2006, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica esclarece que:
- os controladores envolvidos no caso tinham, no máximo, seis tráfegos sob sua responsabilidade, abaixo do limite de 14 previsto em norma;
- não há, até o momento, nenhuma indicação de influência da cobertura radar, por ineficiência ou deficiência dos equipamentos, no acompanhamento das aeronaves envolvidas;
- o sistema emitiu todos os alertas previstos e conhecidos pelos controladores, cabendo destacar que foi exibida para o controlador a informação do próximo nível a ser voado pelo Legacy (36.000 pés), ao mesmo tempo em que mostrava que a aeronave mantinha o nível de 37.000 pés. Cabe destacar que essa é uma funcionalidade do software de controle do espaço aéreo utilizada desde os anos 80; e,
- o transponder do Legacy deixou de funcionar (desaparecimento do círculo ao redor da cruz na tela radar), e que a etiqueta da aeronave apresentou a letra “Z” no lugar do sinal “=”, ainda na área do CINDACTA I, significando que a altitude exibida não era confiável para efeito de separação vertical entre tráfegos e, portanto, demandava intervenção imediata do controlador.
A Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) nº 100-12, documento que normatiza o controle do tráfego aéreo, padroniza, em seu capítulo 14, com relação ao uso do radar, os seguintes itens:
- 14.4.9 O controlador deverá informar ao piloto quando o interrogador de terra ou transponder da aeronave estiver inoperante, ou operando com deficiência.
- 14.4.11 Quando o transponder de uma aeronave deixar de apresentar o sinal de resposta desejado, o controlador deverá solicitar ao piloto que proceda a uma verificação de funcionamento do transponder.
Por fim, o Comando da Aeronáutica destaca que a investigação continua em andamento para que possam ser apurados todos os fatores que contribuíram para o acidente e reafirma que:
- o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro é seguro e confiável, e que todo espaço aéreo em nosso país é controlado, seguindo rígidos padrões de segurança;
- nos últimos 17 anos, enquanto a frota de aeronaves civis brasileiras cresceu 49% (de 7.494 para 11.182), o número de acidentes caiu 82% (de 118 casos/ano em 1990, para 34 casos ano em 2006);
- nos níveis de vôo da aviação comercial, a cobertura radar e de comunicações é plena; e,
- existem, atualmente, mais de 5.500 equipamentos para o controle do espaço aéreo no Brasil, funcionando 24 horas por dia, 365 dias no ano, que apresentam uma disponibilidade operacional diária acima de 98%.
Brig Ar ANTONIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA"
Força Aérea Brasileira
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 10 mes(es) 18 dia(s) 06/06 Pesquise 06 de Junho/2007Pesquise o ano 2007 Brasil Senador Demóstenes Torres conclui que pilotos americanos foram negligentes
 "Ao apontar falha humana como fator principal para a ocorrência do acidente aéreo envolvendo o Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas e o Embraer Legacy 600 da ExcelAir, ocorrido em setembro do ano passado, o relator da CPI do Apagão Aéreo, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), concluiu pela existência de indícios suficientes para propor a responsabilização dos pilotos Jan Paul Paladino e Joseph Lepore e dos controladores de vôo Jomarcelo Fernandes dos Santos, Lucivando de Tibúrcio de Alencar, Leandro José de Barros e Felipe Santos dos Reis."
Senado Federal - Agência Senado
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 9 mes(es) 12 dia(s) 12/07 Pesquise 12 de Julho/2007Pesquise o ano 2007 Brasil CPI responsabiliza pilotos do Legacy por acidente
 "O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Aérea, deputado Marco Maia (PT-RS), divulgou nesta quinta-feira seu primeiro relatório parcial sobre o andamento das investigações. No texto, Maia defende que é dos pilotos norte-americanos do jato Legacy a maior responsabilidade pelo acidente com o Boeing da Gol, em setembro do ano passado, que deixou 154 mortos. O relator propõe o indiciamento dos dois, Jean Paul Paladino e Joseph Lepore, por atentado contra a segurança do transporte aéreo, com dolo eventual. Em menor grau, como ressalta Maia, também sofreram denúncia quatro controladores, mas na modalidade culposa. Segundo Maia, a responsabilidade dos pilotos é preponderante porque mesmo que todo o sistema de controle do tráfego aéreo brasileiro estivesse desligado no momento, caso o transponder do jato estivesse ligado o acidente teria sido evitado. Os aviões operam com um sistema anti-colisão, chamado TCAS, que avisa sobre possíveis aeronaves ocupando a mesma rota. Além disso, ainda que o plano de vôo ou qualquer aviso de terra pudesse ser interpretado como uma autorização para seguir na mesma altitude até o destino final era obrigação dos pilotos saber que a rota por eles adotada era de contramão. Dessa forma, Maia argumenta que mesmo que o desligamento do transponder tenha sido feito de maneira involuntária, como afirmaram os pilotos, a obrigação deles era ligá-lo. Porém, por mais de uma hora o aparelho esteve desligado, e por cerca de meia hora os pilotos tiveram problemas para se comunicar com as salas de controle do tráfego aéreo. Nessas condições, até mesmo perante a lei era deles a responsabilidade de acionar os procedimentos de segurança em caso de falha de comunicação, para alertar as aeronaves e as torres nas proximidades. Para acionar esse sistema, o transponder teria de ser religado.
O controlador Felipe Santos dos Reis pode ser indiciado por ter emitido, em São Paulo, a autorização de vôo para o jato sem especificar as rotas e altitudes a serem seguidas, o que induziu a erro tanto os pilotos quanto outros controladores. Os outros três controladores - Jomarcelo Fernandes dos Santos, Leandro José Santos de Barros e Lucivando Tibúrcio de Alencar - são do Cindacta 1, de Brasília. Eles são acusados de negligência ao não aplicar procedimentos de segurança previstos nas normas em casos de falha de comunicação e de transponder. Maia também responsabiliza Lucivando Alencar e Leandro de Barros por não alertar o Cindacta 4, de Manaus, sobre as falhas.
Para os pilotos, a pena prevista é de quatro a dez anos de prisão. A pena no caso dos controladores vai de um ano e quatro meses a quatro anos de prisão. Todas as penas são qualificadas em razão das mortes. O relator ressaltou que houve negligência de todas as partes, mas que os pilotos ainda incorreram em imprudência, ao seguir pela rota errada, e imperícia, uma vez que os diálogos de cabine gravados na caixa-preta apontam que os pilotos se atrapalharam na operação da aeronave.
O relator afasta a possibilidade de falhas de equipamento, uma vez que todos foram submetidos a perícia. Ele também ressalta que no momento do acidente os consoles de controle de vôo não operavam com número excessivo de aeronaves. Também os softwares empregados não apresentavam falhas, nem os sistemas de comunicação, que mantinham contato com diversas aeronaves na região. Maia sugere em seu relatório, como medida de correção, a adoção de alarmes sonoros nas aeronaves e nos painéis de controle do tráfego aéreo para situações em que o transponder esteja desligado."
Agência Câmara
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 8 mes(es) 19 dia(s) 05/08 Pesquise 05 de Agosto/2007Pesquise o ano 2007 Jornalismo Brasil Reportagem do 'Estado de São Paulo' denuncia que as vítimas do voo 1907 foram saqueadas
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 8 mes(es) 18 dia(s) 06/08 Pesquise 06 de Agosto/2007Pesquise o ano 2007 Aviação Brasil Nota de esclarecimento da Força Aérea Brasileira
 "A respeito das informações veiculadas pela imprensa nacional sobre os pertences das vítimas do acidente com o vôo nº 1907 da GOL, o Comando da Aeronáutica vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:
1) A operação de resgate da aeronave acidentada, iniciada em 29 de setembro do ano passado, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) teve como objetivo principal a busca e resgate de sobreviventes. Após a confirmação de que não existiam sobreviventes, os esforços das equipes se concentraram única e exclusivamente na localização dos corpos. Durante 44 dias, sob condições críticas e severas de trabalho, mais de 800 pessoas, de diversos órgãos públicos federais e estaduais, entre militares, policiais e legistas, acompanhados de perto pela imprensa que se deslocou até a Fazenda Jarinã (MT), mobilizaram-se diuturnamente nos trabalhos decorrentes da missão.
2) Os destroços da aeronave estavam espalhados por uma grande região de floresta. Em razão disto, foi impossível isolar toda a área durante a operação de resgate. A mata fechada, os insetos, o calor e o desgaste físico tornaram-se os maiores adversários da operação.
3) Durante os trabalhos, parte da carga transportada na aeronave e alguns pertences das vítimas foram encontrados.
4) Logo na primeira semana, no local dos destroços, os militares encontraram os primeiros grupos de pessoas estranhas à operação, que imediatamente foram orientados e conduzidos para fora da área de busca.
5) Basicamente, as equipes de busca dividiram-se em duas frentes de trabalho: enquanto uma localizava e balizava o local dos corpos, a outra ficava encarregada de colocá-los em recipientes apropriados (sacos de despojos) para o transporte. Um a um, os recipientes foram transportados para as clareiras abertas na mata, seguindo de helicóptero até a base principal da operação e, após, para a Fazenda Jarinã.
6) Na Fazenda Jarinã, os bens e materiais que eventualmente estavam juntos aos corpos ajudaram os legistas do Instituto Médico Legal (IML) na pré-identificação dos passageiros. Vários foram identificados por meio desses pertences. Esse material acompanhou os corpos transportados nos aviões da FAB, em câmara frigorífica fechada, de Cachimbo para Brasília, de onde, após, seguiam para o IML do Distrito Federal. Mais tarde, o próprio IML encaminhou esse material aos familiares.
7) Quanto aos pertences de maior volume (como malas), à medida que a retirada de corpos já estava avançada, tais pertences começaram a ser transportados para Cachimbo e catalogados por militares da FAB, em conjunto com funcionários da GOL. Inicialmente, os documentos foram manuseados pela Polícia Civil do Mato Grosso, que estava à frente da investigação policial. Das mais de 4 toneladas que embarcaram no vôo, aproximadamente 1,6 tonelada foi encontrada pelas equipes de resgate e entregue à GOL, em Brasília, ao final da operação.
8) Ainda no ano passado, a FAB esclareceu aos familiares que havia localizado e catalogado 1,6 tonelada de pertences no local do acidente, entre carga e bens pessoais.
9) Diante dos fatos recentemente noticiados, onde documentos pessoais de vítimas do acidente teriam sido utilizados em transações diversas, supostamente de forma fraudulenta, a FAB lamenta profundamente o ocorrido e destaca o empenho e o trabalho profissional e anônimo de seus integrantes durante toda a operação. Ressalta também a razão maior do empenho das equipes engajadas na difícil tarefa do resgate: a de atender ao sagrado direito dos familiares encontrarem e prestarem suas justas homenagens aos seus entes queridos. Este foi o trabalho que, com muito esforço e respeito, foi prestado pela Aeronáutica.
Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica"
Força Aérea Brasileria
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 8 mes(es) 1 dia(s) 23/08 Pesquise 23 de Agosto/2007Pesquise o ano 2007 Jurídico Brasil Negado pedido dos pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino para depor nos EUA
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 7 mes(es) 28 dia(s) 27/08 Pesquise 27 de Agosto/2007Pesquise o ano 2007 Jurídico Brasil Primeira audiência no processo sobre acidente com o voo 1907 da Gol (Sinop - MT)
00/09/2007Pesquise o ano 2007 Jurídico Brasil Justiça Militar rejeita denúncia contra controladores de voo envolvidos no acidente de 29/09/2006
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 6 mes(es) 26 dia(s) 29/09 Pesquise 29 de Setembro/2007Pesquise o ano 2007 Brasil Ato lembra o aniversário de um ano do acidente com o voo 1907 (Brasília - DF)
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 6 mes(es) 25 dia(s) 30/09 Pesquise 30 de Setembro/2007Pesquise o ano 2007 Protestos e Manifestações Brasil Protesto dos familiares das vítimas do voo 1907 em Brasília - DF
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 15 ano(s) 9 mes(es) 22 dia(s) 02/07 Pesquise 02 de Julho/2008Pesquise o ano 2008 Jurídico Estados Unidos Suprema corte se recusa a julgar acidente da Gol (voo 1907)
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 15 ano(s) 6 mes(es) 29 dia(s) 26/09 Pesquise 26 de Setembro/2008Pesquise o ano 2008 Aviação Brasil Boletim - Investigação Técnica do Acidente com o voo 1907 - Balanço 2 anos
 "Investigação Técnica do Acidente com o Vôo 1907 - Balanço de Dois Anos
HISTÓRICO
A aeronave prefixo N600XL decolou de São José dos Campos (SP) às 14h51 (horário de Brasília) e o vôo 1907, partindo de Manaus, às 15h35.
A colisão entre as aeronaves ocorreu às 16h56. A asa esquerda do N600XL atingiu a asa esquerda do vôo 1907. A primeira perdeu o winglet e pedaço do profundor, enquanto a segunda teve cerca de 6 metros da asa fracionada.
Descontrolado, o vôo 1907 caiu em uma área de mata fechada. Não houve sobreviventes. O jato N600XL realizou um pouso de emergência em uma pista da Força Aérea Brasileira (FAB), na Serra do Cachimbo.

SITUAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO
O Relatório Final seguiu no mês passado para os representantes acreditados da Comissão de Investigação no exterior (Estados Unidos e Canadá), de acordo com o Anexo 13 da Convenção de Chicago. Segundo a legislação, os representantes acreditados têm até 60 dias para apresentar considerações sobre o conteúdo do documento. Depois, haverá uma reunião final da Comissão de Investigação, antes da conclusão dos trabalhos.
O principal objetivo da investigação técnica é a emissão de recomendações de segurança, que é o estabelecimento de uma ação ou conjunto de ações que podem ser dirigidas ao público em geral, a grupos de usuários específicos ou a uma determinada organização pública ou privada, referente a uma circunstância perigosa específica, visando à eliminação ou o controle de uma condição de risco.
Mais de setenta profissionais participaram das investigações do acidente com o vôo 1907, nas diversas fases do procedimento, no Brasil e no exterior. Foram realizados ensaios, testes e simulações em laboratórios brasileiros e estrangeiros.
Ao longo de todo o processo, a Comissão conduziu cinco reuniões oficiais com familiares das vítimas do acidente, no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), em Brasília, para atualizá-los sobre o procedimento. À imprensa, foram emitidas atualizações sobre o andamento dos trabalhos e todas as demandas judiciais, de solicitação de documentos, foram atendidas na forma da lei.
Dezenas de recomendações de segurança foram expedidas e outras poderão ser emitidas ainda. A sua divulgação ocorrerá no final dos trabalhos da Comissão.

TRABALHOS REALIZADOS
No decorrer da investigação técnica, foram realizados os seguintes trabalhos:
• Ação inicial no local do acidente;
• Recuperação dos dados dos registradores de vôo (caixa-preta);
• Entrevistas e exames médicos com os tripulantes do Legacy;
• Levantamento dos dados registrados pelas organizações envolvidas no Controle de Tráfego Aéreo;
• Verificação dos destroços da aeronave Boeing 737-800;
• Leitura, processamento e análise dos dados dos registradores de vôo de ambas as aeronaves;
• Testes e exames preliminares de capacidade técnica, como alcance, precisão e configuração dos equipamentos de comunicação e vigilância envolvidos no cenário do acidente, realizados pelo Comando da Aeronáutica e disponibilizados para a Comissão;
• Convocação dos controladores do CINDACTA I para prestarem informações no CENIPA. Nenhum controlador do CINDACTA I concedeu entrevistas à Comissão, por orientação dos respectivos advogados. É importante destacar que as informações prestadas nesse tipo de procedimento são voluntárias e sujeitas à cooperação dos envolvidos;
• Visita à sede da empresa Excellaire, nos Estados Unidos, onde não foi possível entrevistar nenhum funcionário, incluindo os pilotos. Conforme documento apresentado ao NTSB (National Transportation Safety Board), pelos advogados da companhia, nenhum empregado concedeu entrevista aos investigadores brasileiros, temendo problemas com os processos judiciais, prestando informações somente aos investigadores americanos. O NTSB, dentro do que prevê as normas de cooperação, recebeu os questionamentos dos investigadores brasileiros e forneceu as informações solicitadas, referentes aos pilotos americanos e à empresa operadora da aeronave;
• Visitas ao Centro de Controle de Tráfego Aéreo em NY e ao Centro de Controle de Fluxo de Tráfego em Washington;
• Reuniões com os familiares das vítimas do acidente;
• Atendimento a convocações em CPIs da Câmara dos Deputados e do Senado Federal;
• Reuniões periódicas de coordenação da Comissão de Investigação;
• Realizadas e concluídas, nas instalações dos fabricantes (Honeywell e ACSS) nos EUA, as análises dos equipamentos de rádio e navegação, comunicação, transponder e TCAS, da aeronave N600XL. Estas análises foram acompanhadas, em conjunto, por investigadores e técnicos brasileiros e americanos, coordenados pelo responsável pelo Fator Material na investigação. Os resultados obtidos não apontaram nenhum tipo de falha ou defeito nos equipamentos analisados;
• Realizadas diversas análises das gravações e transcrições das comunicações entre as aeronaves e o os órgãos de Controle de Tráfego Aéreo;
• Realizadas diversas análises dos dados relativos à visualização radar, registrados pelos órgãos de controle do espaço aéreo envolvidos na ocorrência;
• Estão sendo analisados as normas e pré-requisitos para pilotos americanos voarem no exterior;
• Realizadas, em média, duas reuniões setoriais mensais com os responsáveis pelos fatores Operacional, Humano e Material;
• Apenas em dezembro de 2007, a Comissão de Investigação foi procurada por representantes dos pilotos da aeronave prefixo N600XL, quando os trabalhos estavam na última etapa de produção do relatório final. Diante da importância desse depoimento, que não havia sido realizado antes por decisão dos próprios tripulantes, foi agendado o encontro com os investigadores brasileiros. É importante observar que as informações desse tipo de investigação são prestadas de forma voluntária. Entre os dias 29 e 31 de janeiro deste ano, os dois pilotos americanos foram ouvidos, em entrevistas individuais, na sede do NTSB, em Washington, nos Estados Unidos. Os pilotos ouviram as 2h de gravação do áudio registrado pela caixa-preta (CVR) da aeronave N600XL e responderam a um longo questionário elaborado pela Comissão de Investigação sobre o acidente. As informações prestadas são importantes para o esclarecimento de pontos da investigação, por meio do cruzamento com outros dados já apurados, e para a formulação dos possíveis cenários que levaram ao não-funcionamento do transponder;

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DIVULGADAS
Sob a ótica da prevenção, todo acidente decorre da junção de diversas condições alinhadas, as chamadas barreiras de segurança, e nunca em conseqüência de um único fator (causa). Compete à investigação preventiva retirar lições dessas ocorrências que resultem no aperfeiçoamento de toda e qualquer área envolvida.
No caso do vôo 1907, a Comissão já divulgou as seguintes informações sobre os acontecimentos:
1) Não foram encontrados erros de projeto ou de integração nos equipamentos de comunicação, transponder e TCAS (anticolisão) da aeronave N600XL;
2) Os pilotos disseram que não realizaram nenhuma ação intencional para a interrupção do funcionamento do transponder e, conseqüentemente, do sistema anticolisão da aeronave, assim como também não perceberam ou recordam terem feito algo que pudesse ter ocasionado a interrupção, de forma acidental, do funcionamento dos referidos equipamentos;
3) Avaliações feitas pela Comissão mostraram que o equipamento Transponder estava em condições de uso, porém não estava em operação no momento da colisão;
4) Algumas normas e procedimentos não foram corretamente executados na ocorrência, o que levou a Comissão a analisar os motivos pelos quais isto ocorreu, com o objetivo de elaborar recomendações de segurança de vôo. As considerações serão prestadas no relatório final;
5) Não se encontrou no acidente indicação de influência de cobertura radar, por ineficiência ou deficiência de equipamentos de comunicação e vigilância no controle de tráfego aéreo;

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS"
Força Aérea Brasileira
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 15 ano(s) 4 mes(es) 18 dia(s) 06/12 Pesquise 06 de Dezembro/2008Pesquise o ano 2008 Brasil Nota da Força Aérea sobre o Relatório Final Voo 1907
 "Com relação às matérias publicadas na imprensa sobre o RELATÓRIO FINAL DO ACIDENTE COM O VÔO 1907, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) esclarece que este documento será apresentado aos familiares das vítimas no dia 10 de dezembro de 2008, às 13h, no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, em Brasília, conforme convite formulado na sexta-feira, ontem, dia 05/12. Somente após cumprir esse compromisso de informar primeiramente aos familiares, o conteúdo será apresentado à imprensa em geral.
Em complemento, este Centro confirma que o CENIPA realizou reunião com familiares das vítimas, no dia 09 de agosto de 2008. No encontro, os familiares viram trechos da reconstituição do acidente, a partir dos registros de dados e de voz das caixas-pretas das aeronaves envolvidas no acidente. Também receberam informações sobre os trabalhos realizados até aquele momento pela Comissão, porém foram informados que as conclusões seriam apresentadas no documento final.
Os principais pontos apresentados na reunião aos familiares, já disponibilizados à imprensa, foram os seguintes:
1) Não foram encontrados erros de projeto ou de integração nos equipamentos de comunicação, transponder e TCAS (anticolisão) da aeronave N600XL (Legacy);
2) Entre os dias 29 e 31 de janeiro, os dois pilotos americanos foram ouvidos, em entrevistas individuais, na sede do NTSB (National Transportation Safety Board), em Washington, nos Estados Unidos. Os pilotos ouviram as 2h de gravação do áudio registrado pela caixa-preta (CVR) da aeronave N600XL e responderam a um longo questionário elaborado pela Comissão de Investigação sobre o acidente;
3) Os pilotos disseram que não realizaram nenhuma ação intencional para a interrupção do funcionamento do transponder e, conseqüentemente, do sistema anticolisão da aeronave, assim como também não perceberam ou recordam de terem feito algo que pudesse ter ocasionado a interrupção, de forma acidental, do funcionamento dos referidos equipamentos;
4) Algumas normas e procedimentos não foram corretamente executados na ocorrência, o que levou a Comissão a analisar os motivos pelos quais isto ocorreu, com o objetivo de elaborar recomendações de segurança de vôo. As considerações serão prestadas no relatório final;
5) Não se encontrou no acidente indicação de influência de cobertura radar, por ineficiência ou deficiência de equipamentos de comunicação e vigilância no controle de tráfego aéreo;
6) Informações adicionais sobre a investigação técnica serão prestadas ao final dos trabalhos, com a conclusão do relatório final.
Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA"
FAB - Força Aérea Brasileira
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