| Inspirado por Edgar Allan Poe, Baudelaire e pelas lendas francesas, Rodolphe Salis inaugurou em 18 de novembro de 1881 um cabaret a que deu o nome de Chat Noir (em português, Gato Preto). Ponto de encontro de artistas, poetas, músicos e escritores no Boulevard Rouchechouart, o Chat Noir tornou-se, em pouco tempo, no local mais emblemático da boêmia Montmartre do final do século XIX.
O local era considerado moderno na sua época, sendo centro de encontro de diversas figuras públicas, como poetas, escritores, pensadores, pintores e políticos. Durante anos, a casa apresentou espetáculos de cancan, fazendo turnês eventualmente. Era comum, na época, ver cartazes publicitários em Paris, todos criados por Théophile-Alexander Steinlen (1859-1923).
O sucesso do cabaret se deve em parte à frequência assídua de um grupo de jovens escritores e artistas radicais que se autointitulava Les Hydropathes ("aqueles que têm medo da água - então só bebem vinho"), um clube liderado pelo jornalista Émile Goudeau. Dentre nomes conhecidos da época, lá estavam figuras como Paul Signac, Émile Cohl, Erik Satie, Claude Debussy, Adolphe Willette, Paul Verlaine, Alphonse Allais, Jane Avril e August Strindberg.
Le Chat Noir ficou tão popular depois de alguns anos que se mudou para instalações maiores, marcando o evento com uma inauguração bombástica. Boêmios e burgueses reuniram-se para conhecer o interior colorido do cabaré, de inspiração medieval, e para assistir às apresentações do teatro de fantoches / teatro de sombras.
Quando os fantoches saíram em turnê, Théophile-Alexandre Steinlen desenhou o pôster com o gato preto como propaganda. A imagem tornou-se o ícone da gravura e a cultura do entretenimento no final do século. Com a morte de Rodolphe Salis em 20 de março de 1897, o local acabou encerrando suas atividades, gerando carência por local onde a elite se reunia.
O artista Théophile-Alexander Steinlen conviveu de perto com Toulouse-Lautrec e teve os gatos entre os seus modelos prediletos. O famoso pôster pode ser admirada no Jane Voorhees Zimmerli Art Museum em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Mas as reproduções e releituras também estão por aí em milhares de formas de merchandising ao redor do mundo. Embora a aventura de Salis tenha terminado em 1897 - para a decepção de Picasso e outros artistas da época -, o cartaz icônico “Tournée du Chat Noir”, criado um ano antes do fechamento do cabaret, ficou para sempre.
Atualmente LE CHAT NOIR é uma famosa marca de biscoitos francesa.
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FONTES:
1) Le Chat Noir - em Wikimedia Commons (em francês)
2) A verdadeira história do 'Le Chat Noir', em Paris - no Portal 'Paris, sempre Paris'
3) Le Chat Noir - em Wikipédia, a enciclopédia livre
4) Portal do Van Gogh Museum
Pesquisa: Luiza Voigt
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