| "O Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo foi criado em 2004 com o objetivo de aproximar as atividades acadêmicas do mercado e obter, desses seus conhecimentos e desafios, exercendo assim uma integração entre empresas e Escola.
A finalidade é desenvolver novos conhecimentos em varejo e colocá-los à disposição de empresas, alunos, professores e demais stakeholders. Seguimos as tradições da ESPM como escola referência em marketing e influenciadora por inovar em formatos, programas e temas.
Como prova de visão inovadora e oferta de diferenciais a alunos e empresas, o Núcleo inaugurou em 2005 o Retail Lab – Laboratório Experimental de Varejo, primeiro do País em instituições de ensino. Nesse exclusivo espaço são ministradas aulas e pesquisas com utilização de equipamentos de exposição, vendas e mercadorias de categorias como alimentos, higiene e limpeza, refrigerados e congelados, eletroeletrônicos, moda esportiva, farma, cosméticos, entre outros.
Contamos com parcerias de empresas e associações que permitem o desenvolvimento de pesquisa e programas de ensino exclusivos e especializados. Algumas instituições que estão conosco: Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), CentauroColgate, Coop Supermercados, Electrolux, Sebrae SP e Unilever.
Além dos programas, oferecemos planejamento de pesquisas de mercado com uso do Retail Lab, realização de eventos, seminários, workshops e palestras.
Nossas publicações são veiculadas diariamente nas redes sociais, como Twitter e Facebook, site próprio do núcleo (http://varejo.espm.br) e clipping de notícias que é enviado para um mailing de mais de 2 mil empresas.
Nosso público-alvo é formado por alunos recém-saídos de programas de graduação, alunos de pós-graduação, profissionais de nível hierárquico intermediário e superior (executivos), todos buscando imersão em temas específicos e visão estratégica de varejo. Empresas que nos solicitam programas fechados (in company) concluem a lista.
Recebemos alunos de todas as regiões do Brasil oriundos de empresas, agências, consultorias, associações e instituições de ensino. As atividades de varejo da ESPM formam atualmente cerca de 500 alunos por ano.
Segundo o professor coordenador Ricardo Pastore: 'O mundo do varejo hoje tornou-se mais complexo. Clientes, concorrentes e fornecedores mudam seus comportamentos e obrigam os varejistas a demonstrar que estão aqui para ficar e querem um lugar reservado nesse novo ciclo de crescimento que vai levar muitas empresas a conquistas jamais sonhadas. Entretanto, poucas empresas varejistas brasileiras estão aptas a receber investimentos. É necessário aprimorar a gestão, profissionalizar a estrutura, ter indicadores claros, estratégias inteligentes e rentabilidade atraente, alinhadas com as tendências atuais. Estamos na era do conhecimento. Os clientes estão mais e melhor informados e colocam-se dispostos a colaborar para ter em troca melhores experiências de compra no ponto de venda. É diante desse cenário que o Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo se coloca para ajudar a sua empresa. Ajuda para construir um lugar de destaque neste que será um dos três maiores mercados varejistas do mundo.' Bem-vindos ao mundo do varejo!" |