| | "José Maria de Abreu nasceu em 07 de fevereiro de 1911 na cidade de Jacareí e faleceu em 11 de maio de 1966, no Rio de Janeiro.
Filho do maestro Juvenal Roberto de Abreu mudou-se aos oito anos para São Paulo e aos vinte anos para o Rio de Janeiro. Lá se destacou como compositor, fazendo valsas, canções e samba-canções, chegando a gravar mais de trezentas valsas. Compôs, também, fox, sambas, músicas carnavalescas e jingles comerciais. Além de pianista e pintor, exerceu a função de maestro da Companhia de Dercy Gonçalves, no Teatro João Caetano no Rio de Janeiro. Musicou várias peças de revistas para outras companhias, como a Cia. de Revistas de Walter Pinto, com o espetáculo “Muié Macho Sim Sinhô”.
Expoente do gênero popular, suas músicas foram gravadas por intérpretes respeitáveis, como Francisco Alves, Orlando Silva, Carlos Gualhardo, Sylvio Caldas, Dick Farney, Elis Regina, Gal Costa, entre outros. Entre várias homenagens a ele prestadas, a Fundação Cultural de Jacarehy o elegeu como patrono desde 1993."
Fundação Cultural de Jacarehy |