Pesquisando Outra infância sequestrada ( todos países )
Encontradas 7 ocorrências (0.0005258 %) Total de eventos  1,351,364
Mostrando de 1 até 7 ( Página única )Total de lançamentos  10,001,936


AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 15 ano(s) 1 mes(es) 29 dia(s) 27/02 Pesquise 27 de Fevereiro/2009Pesquise o ano 2009 Prisão Policial Brasil Prisão do padrasto de menina grávida de 9 anos em Alagoinha - PE
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 15 ano(s) 1 mes(es) 21 dia(s) 04/03 Pesquise 04 de Março/2009Pesquise o ano 2009 Brasil Interrompida a gestação de menina de 9 anos (abusada pelo padrasto) em Recife - PE
 No dia seguinte, o arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho anuncia a excomunhão da mãe, médicos e todos os envolvidos no aborto legal.
A criança, com a decisão do arcebispo, torna-se vítima pela terceira vez: a primeira pela violência sexual, a segunda pela perda dos gêmeos e a terceira pela condenação da Igreja.
Nossa opinião.
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 15 ano(s) 1 mes(es) 20 dia(s) 05/03 Pesquise 05 de Março/2009Pesquise o ano 2009 Religião Brasil CNBB manifesta-se sobre o aborto de menina de 9 anos
 Nota em defesa da vida
Nós, Bispos da Igreja Católica, Coordenadores e Coordenadoras de Pastoral, reunidos na sede da CNBB do Regional NE 2, na Cidade do Recife, tomamos conhecimento do caso de uma menina de nove anos da cidade de Alagoinha-PE, grávida de gêmeos, resultado do estupro praticado pelo padrasto e da interrupção da gravidez. Diante do fato e da sua repercussão, sentimo-nos levados a fazer uma breve reflexão:
1. A Igreja, historicamente, sempre se colocou a favor da vida, desde a sua concepção e desenvolvimento até o seu declínio natural, iluminada pela Palavra de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham plenamente” (Jo 10,10).
2. Esse princípio norteou a prática da Igreja no Brasil, também na época do Regime Militar, instaurado em 1964, quando se colocou a favor da vida e da dignidade das pessoas, defendendo os direitos humanos dos perseguidos, torturados e refugiados políticos.
3. A Campanha da Fraternidade que, a cada ano, promove a vida e defende a dignidade das pessoas, coloca-se contra todo tipo de violência, em qualquer circunstância, para construir uma sociedade baseada na 'civilização do amor'.
4. Hoje, cresce a consciência dos direitos humanos, que não admite nenhum tipo de violência, tanto mais, envolvendo a criança e a mulher. No caso específico, repudiamos o estupro e o abuso sexual sofridos pela criança.
5. Vivemos em uma sociedade pluralista onde o Estado se estrutura e se rege por uma legislação, refletindo a cultura dominante, que nem sempre respeita os princípios éticos e naturais. Nem sempre se pode identificar o que está amparado por leis, com princípios éticos e valores morais. Para nós, sempre terá precedência o mandamento do Senhor: 'Não matarás'!
Portanto, diante da complexidade do caso, lamentamos que não tenha sido enfrentado com a serenidade, tranqüilidade e o tempo necessário que a situação exigia. Além disso, não concordamos com o desfecho final de eliminar a vida de seres humanos indefesos.
Cabe a nós externar publicamente as nossas convicções em defesa da vida que é sempre um dom de Deus.
CNBB
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 15 ano(s) 1 mes(es) 19 dia(s) 06/03 Pesquise 06 de Março/2009Pesquise o ano 2009 Brasil A menina pernambucana de 9 anos que teve a gravidez interrompida recebe alta
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 15 ano(s) 1 mes(es) 19 dia(s) 06/03 Pesquise 06 de Março/2009Pesquise o ano 2009 Brasil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que 'a medicina está mais correta que a Igreja'
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 15 ano(s) 1 mes(es) 18 dia(s) 07/03 Pesquise 07 de Março/2009Pesquise o ano 2009 Religião Vaticano Comissão Pontifícia para a América Latina defende a excomunhão de menina de 9 anos
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 15 ano(s) 1 mes(es) 15 dia(s) 10/03 Pesquise 10 de Março/2009Pesquise o ano 2009 Religião Brasil Declaração da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Olinda e Recife
 "Considerando a ampla divulgação do caso recente, ocorrido nesta cidade de Recife, de uma menina de apenas 9 anos de idade que foi submetida a um aborto, esta Cúria Metropolitana declara:
1. Todos os esforços desta Arquidiocese foram no sentido de salvar a vida das TRÊS crianças.
2. Nossa Santa Igreja Católica sempre condenou todas as violações graves da lei de Deus (p. ex. injustiças, homicídios, pedofilia, estupro, etc.) mas colocou em evidência quais são as violações mais graves, sobretudo o aborto que é a supressão de uma vida de um ser humano inocente e indefeso. Para cumprir mais eficazmente sua missão de convencer os fiéis a observarem esta lei de Deus, a Igreja estabeleceu a penalidade medicinal da excomunhão latae sententiae, isto é, que se incorre automaticamente pelo simples fato de cometer o delito.
3. Não foi, portanto, o Arcebispo Dom José Cardoso que excomungou alguém. Depois do fato consumado, o Arcebispo simplesmente mencionou a lei vigente que se encontra no Cân. 1398 do Código de Direito Canônico: 'Quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão latae sententiae'.
4. Esta excomunhão, aplicada, automaticamente, aos adultos, - portanto, não à menina de 9 anos - tem como finalidade a conversão de quem praticou o aborto, pois é missão da Igreja levar todos à salvação, já realizada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, não é uma exclusão definitiva da nossa Santa Igreja Católica, desde que os envolvidos se arrependam de seus atos.
5. Esta disciplina foi estabelecida pela nossa Santa Igreja em todos os tempos. Recordamos o que diz o Catecismo da Igreja Católica no nº 2271 (promulgado oficialmente pelo Papa João Paulo II): 'Desde o século I, a Igreja afirmou a maldade moral de todo aborto provocado. Este ensinamento não mudou. Continua invariável. O aborto direto, quer dizer querido como um fim ou como meio, é gravemente contrário à lei moral'.
O Papa cita em seguida as palavras do documento DIDACHÉ do I século: 'Não matarás o embrião por aborto e não farás perecer o recém-nascido'.
Em seguida, o Catecismo da Igreja Católica cita as seguintes palavras do Concílio Vaticano II: 'Deus, Senhor da vida, confiou aos homens o nobre encargo de preservar a vida, para ser exercido de maneira condigna ao homem. Por isso a vida deve ser protegida com o máximo cuidado desde a concepção. O aborto e o infanticídio são crimes nefandos'. E acrescenta: 'O inalienável direito à vida de todo indivíduo humano inocente é um elemento constitutivo da sociedade civil e de sua legislação'.
Recordemos enfim as palavras dirigidas pelo Papa Bento XVI no passado dia 9 de fevereiro ao novo Embaixador do Brasil junto à Santa Sé: 'Desejo reiterar aqui a esperança de que, em conformidade com os princípios que zelam pela dignidade humana, dos quais o Brasil sempre se fez paladino, se continuem a fomentar e divulgar os valores humanos fundamentais, sobretudo quando se trata de reconhecer de maneira explícita a santidade da vida familiar e a salvaguarda do nascituro, desde o momento da sua concepção até o seu termo natural. Pari passu, no que diz respeito às experiências biológicas, a Santa Sé vem promovendo incontinênti a defesa de uma ética que não deturpe e proteja a existência do embrião e o seu direito de nascer'.
Recife, 10 de março de 2009
Pe. Cícero Ferreira de Paula
Chanceler e Professor de Direito Canônico"
Arquidiocese de Olinda e Recife

Páginas 1 de 1

1999-2023 Ponteiro® - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial desta e de outras páginas. Apesar do empenho em manter as informações atualizadas e precisas, não fornecemos nenhuma menção ou garantia de qualquer espécie, expressa ou implícita, sobre a integridade, precisão, fiabilidade, adequabilidade ou disponibilidade no que se refere ao(s) website(s) ou às informações, produtos, serviços, ou imagens relacionados, contidos em nossas páginas para qualquer propósito. A confiança depositada nessas informações é, portanto, estritamente de sua própria escolha. Não apoiamos nenhum partido político. Política de privacidade: não coletamos ou divulgamos qualquer informação pessoal. Conteúdo isento de pornografia e outras bobagens, navegue sossegado :)
MultihostMade in Brazil3.138.33.178