Frases
Pesquisando Albert Otto Hirschman

Encontradas 2 citações.
Mostrando de 1 até 2. (Página 1)

001 

Um sentimento brotou durante a Renascença e tornou-se firme convicção durante o século XVII: que a filosofia moral e o preceito religioso não mais bastavam para controlar as paixões destrutivas dos homens. Havia que se encontrar novas maneiras de fazê-lo e essa busca começou logicamente com uma dissecação pormenorizada e sem preconceito da natureza humana. Alguns como La Rochefoucauld escavaram seus recessos e proclamaram suas 'descobertas selvagens' com tanto abandono, que a dissecação chega a parecer um fim em si mesmo. No geral, porém, ela foi empreendida com o propósito de descobrir modos de dar forma ao padrão das ações humanas, mais eficazes do que as exortações moralistas ou a ameaça da danação eterna. E como seria de esperar, a busca foi bem sucedida.

002 

No início da era cristã Santo Agostinho já fornecera as linhas básicas do pensamento medieval ao apontar como um dos três principais pecados do homem decaído, a ânsia por dinheiro e bens materiais, sendo os outros dois o desejo de poder (libido dominandi) e o desejo sexual. No conjunto, Agostinho é perfeitamente imparcial na condenação dessas três paixões humanas. Se admite circunstâncias atenuantes para qualquer uma delas, é para a libido dominandi, quando esta se combina com um forte anseio por louvor e glória. Assim, Agostinho fala da 'virtude civil' ao caracterizar os primeiros romanos, 'os quais mostraram um amor babilônico por sua pátria terrestre', e que 'substituíram o desejo de riqueza e muitos outros vícios, por esse seu único vício: o anseio pelo louvor'.

1999-2022 Ponteiro® - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial desta e de outras páginas. Apesar do empenho em manter as informações atualizadas e precisas, não fornecemos nenhuma menção ou garantia de qualquer espécie, expressa ou implícita, sobre a integridade, precisão, fiabilidade, adequabilidade ou disponibilidade no que se refere ao(s) website(s) ou às informações, produtos, serviços, ou imagens relacionados, contidos em nossas páginas para qualquer propósito. A confiança depositada nessas informações é, portanto, estritamente de sua própria escolha. Não apoiamos nenhum partido político. Política de privacidade: não coletamos ou divulgamos qualquer informação pessoal. Conteúdo isento de pornografia e outras bobagens, navegue sossegado :)
MultihostMade in Brazil75.101.211.110