Frases de Padre Antônio Vieira


Pesquisando Padre Antônio Vieira

Encontradas 7 ocorrências do total de 5,836 frases.
Mostrando de 1 até 7. (Página 1)

 001  Saber morrer é a maior façanha.

 002  Somos o que fazemos. Nos dias em que fazemos, realmente existimos: nos outros apenas duramos.

 003  Para um homem se ver a si mesmo são necessárias três coisas: olhos, espelho e a luz. Se tem espelho e é cego, não pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos, e é de noite, não pode ver por falta de luz. Logo há mister de luz, há mister de espelho e há mister de olhos. Que coisa é a conversão de uma alma senão entrar um homem dentro de si, e ver-se a si mesmo ? Para esta vista são necessários olhos, é necessário luz, e é necessário espelho. O pregador concorre com o espelho, que é a doutrina, Deus concorre com a luz que é a graça; o homem concorre com os olhos que é o conhecimento. Ora suposto que a conversão das almas por meio da pregação depende destes três concursos: de Deus, do pregador e do ouvinte; por qual deles havemos de entender que falta? Por parte do ouvinte, ou por parte do pregador, ou por parte de Deus?

 004  Livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.

 005  A verdadeira fidalguia é a ação. O que fazeis, isso sois, nada mais.

 006  Admirável coisa é ver muitos pecados como se fazem e ouvir como se confessam. Vistos fora da confissão são pecados e graves pecados; ouvidos na confissão, e com as cores de que ali se revestem, ou não parecem pecados, ou parecem virtudes.

 007  Pior é uma verdade diminuída do que uma mentira mui declarada; porque a verdade diminuída na essência é mentira e tem aparências de verdade; e mentiras que parecem verdades são as piores mentiras de todas.

1999-2019 Ponteiro® - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta e de outras páginas deste portal.     Os dados contidos nesta página são meramente informativos, podendo, os mesmos, sofrerem alterações sem qualquer aviso prévio.   Apesar de nosso zelo na coleta e manuseio dos textos, imagens e eventos, o Ponteiro não se responsabiliza por eventuais imprecisões ou publicação acidental de dados incorretos. Não apoiamos nenhum partido político.
Nossa política de privacidade: não coletamos, rastreamos ou compartilhamos qualquer informação pessoal sua. Conteúdo isento de pornografia e outras bobagens, navegue sossegado e sem sustos :)
Hospedagem by Multihost Made in Brazil Seu IP : 34.236.38.146