Frases de Martin Heidegger

Pesquisando Martin Heidegger

Encontradas 6 citações.
Mostrando de 1 até 6. (Página 1)

001 Primeiro meditamos sobre o ser para pensá-lo a ele mesmo no que lhe é próprio.

002 O espaço de tempo vulgarmente entendido no sentido da distância entre dois pontos do tempo é o resultado do cálculo do tempo. É através dele que o tempo, representado como linha ou parâmetro - tempo que assim é unidimensional -, é medido por números. O elemento dimensional do tempo, assim pensado como a sucessão da sequência de agoras, é tomado de empréstimo da representação do espaço tridimensional.

003 Pensar ser sem o ente, quer dizer: pensar ser sem levar em consideração a metafísica. Mas uma tal consideração impera ainda mesmo na intenção de superar a metafísica. Por esta razão trata-se de deixar de lado a idéia da superação da metafísica e de abandonar a metafísica a si mesma.

004 Por ocasião da clarificação e fundamentação da diferença entre possibilidade e atualidade mostrou-se que a posição do atual vai além do simples conceito de possível, vai até a exterioridade em contraposição com a interioridade do estado subjetivo do sujeito.
Com isso entrou em jogo a distinção entre 'interior' e 'exterior'. O interior visa às determinações internas de uma coisa, que decorrem do entendimento (qualitas - quantitas), à diferença do exterior, quer dizer, das determinações que se mostram entre si, na intuição de espaço e tempo, como as relações externas das coisas como fenômenos.
A diferença destes conceitos (conceitos da reflexão) e os conceitos mesmos é objeto da reflexão transcendental.

005 É preciso que seja preservada a verdade do ser, aconteça o que acontecer ao homem e a todo ente. O sacrifício é destituído de toda a violência porque é a dissipação da essência do homem - que emana do abismo da liberdade - para a defesa da verdade do ser para o ente.
No sacrifício se realiza o oculto reconhecimento, único capaz de honrar o dom em que o ser se entrega à essência do homem, no pensamento, para que o homem assuma, na referência ao ser, a guarda do ser.

006 Em breve, através da cibernética, viveremos num planeta em que todos serão controlados e controladores.

1999-2019 Ponteiro® - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial desta e de outras páginas. Os dados apresentados podem sofrer alterações sem qualquer aviso prévio. Apesar do zelo na coleta e manuseio de dados, o Ponteiro não se responsabiliza por eventuais imprecisões. Não apoiamos nenhum partido político. Política de privacidade: não coletamos ou divulgamos qualquer informação pessoal. Conteúdo isento de pornografia e outras bobagens, navegue sossegado e sem sustos :)
Hospedagem Multihost Made in Brazil Seu IP : 3.93.74.227