Frases de Rui Barbosa

Pesquisando Rui Barbosa

Encontradas 26 citações.
Mostrando de 1 até 26. (Página 1)

001 A morte não extingue, transforma; não aniquila, renova; não divorcia, aproxima.

002 A pátria é a família amplificada.

003 Muito há que alguém disse: 'O sábio sabe que não sabe'.

004 A justiça pode irritar-se porque é precária. A verdade não se impacienta, porque é eterna.

005 Não se evita a guerra preparando a guerra. Não se obtém a paz senão aparelhando a paz.

006 As leis são um freio para os crimes públicos - a religião para os crimes secretos.

007 Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte.

008 Não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento da justiça.

009 A inteireza do espírito começa por se caracterizar no escrúpulo da linguagem.

010 A pressa é inimiga da perfeição.

011 A vida parlamentar, a administração e o jornalismo têm sido, em toda parte, os mais poderosos corruptores da língua e do bom gosto.

012 O pão é o ventre, o centro da vida orgânica. O ideal é o espírito, órgão de vida eterna.

013 O delírio dos erros incuráveis acerba-se com os embaraços opostos pela razão.

014 Uma raça, cujo espírito não defende o seu solo e o seu idioma, entrega a alma ao estrangeiro, antes de ser por ele absorvida.

015 As leis que não protegem nossos adversários não podem proteger-nos.

016 A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que ameaça.

017 A força não constrói, não une, não pacifica. Os grandes exércitos e os armamentos são o infortúnio e o desassossego dos países militarizados.

018 Se alguma coisa divina existe entre os homens, é a justiça. Nisto se compendiam todas as minhas crenças políticas. De todas elas essa é o centro. Mas para que a justiça venha a ser essa força, esse elemento de pureza, esse princípio de estabilidade, é preciso que não se misture com as paixões da rua, ou as paixões dos governos, e seja a justiça isenta, a justiça impassível, a soberana justiça, a congênita em nós, entre os sentimentos sublimes à religião e à verdade.

019 Não somos uma nação em estado de indigência. Carecemos de boa administração, firme e íntegra, circunspeta e audaz.

020 O que o pobre precisa é deixar de ser pobre. Com os grandes e fortes está o lucro, com os fracos e humildes, o perigo.

021 A escravidão do negro é a mutilação da liberdade do branco.

022 O absoluto não concilia; pelo contrário, irrita e separa; como, porque, na ordem real deste mundo, e especialmente no governo dos homens, o absoluto é necessariamente falso.

023 O trabalho não é castigo; é a santificação das criaturas. Tudo o que nasce do trabalho é bom. Tudo o que se amontoa pelo trabalho é justo. Tudo o que se assenta no trabalho é útil. Por isso, a riqueza, por isso, o capital, que emanam do trabalho, são, como ele, providenciais.

024 De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.

025 A História não é a nesga da verdade que se espreita pelas fisgas das portas. A História é o fato, o depoimento, o documento!

026 Não falsifica a História somente quem inverte a verdade, senão também quem a omite.

1999-2019 Ponteiro® - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial desta e de outras páginas. Os dados apresentados podem sofrer alterações sem qualquer aviso prévio. Apesar do zelo na coleta e manuseio de dados, o Ponteiro não se responsabiliza por eventuais imprecisões. Não apoiamos nenhum partido político. Política de privacidade: não coletamos ou divulgamos qualquer informação pessoal. Conteúdo isento de pornografia e outras bobagens, navegue sossegado e sem sustos :)
Hospedagem Multihost Made in Brazil Seu IP : 18.207.255.49