Pesquisando Escola Superior de Propaganda e Marketing 



00/00/1993Pesquise o ano 1993 Empresas e instituições Instituições Brasil José Predebon funda o Departamento de Criatividade na ESPM
00/06/1994Pesquise o ano 1994 Jornalismo Brasil Lançamento da primeira Revista da ESPM (Ano 1 nº 1)
 Artigos:

Um estilo brasileiro de propaganda
Ricardo Ramos

Genética da marca: um instrumento indispensável para a propaganda
Christina Carvalho Pinto

Por que gerente de negócio?
Demóstenes Medeiros

As bases sociais para o surgimento do homem consumidor
Eduardo Oyakawa

Taxas múltiplas de retorno
Eurípedes Ferreira Brasil, Leonardo Pagano

Indústria vs. Revendedores: um “Braço de Ferro” com desfecho previsível
Francisco Gracioso

A emoção não vende mais?
Hiran Castello Branco

Marketing: a serviço de quem? Controvérsias entre Philip Kotler e a teoria econômica
José Francisco Vinci de Moraes

Criatividade, urgente
José Predebon

Sedução e lucidez
Marcos Amatucci

Mobilidade, carreira, demissão e “outplacement” de executivos no Brasil: alguns resultados de uma pesquisa empírica
Miguel Pinto Caldas

Breve história da propaganda no Brasil
Renato Castelo Branco

Cultura e passagem nas organizações
Ricardo Bresler

O fenômeno da intervenção estatal
Sérgio Pio Bernardes

Da moral da pizza ao resgate da ética
Roberto Luis Margatho Glingani


AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 28 ano(s) 7 mes(es) 6 dia(s) 19/09 Pesquise 19 de Setembro/1995Pesquise o ano 1995 Morte Brasil Morte do publicitário e escritor brasileiro Renato Pires Castelo Branco
00/00/1999Pesquise o ano 1999 Empresas e instituições Instituições Brasil Fundação da Empresa Júnior RJ (ESPM)
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 24 ano(s) 11 mes(es) 17 dia(s) 08/05 Pesquise 08 de Maio/1999Pesquise o ano 1999 Instituições Brasil Código de Ética da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 24 ano(s) 9 mes(es) 26 dia(s) 30/06 Pesquise 30 de Junho/1999Pesquise o ano 1999 Homenagem Brasil Concedido o título de cidadão Estivense para Luiz Marcelo Dias Sales (conselheiro da ESPM)
00/11/1999Pesquise o ano 1999 Literatura Brasil José Roberto Whitaker Penteado Filho escreve a apresentação de 'Como eles chegaram lá'
 "Este não é um livro de receitas de sucesso. É um livro de experiências de vida que deram certo. Uma velha tia que conheci quando garoto costumava dizer de forma que me parecia grosseira e levemente escandalosa que só se conhecia uma pessoa dormindo com ela. Mas ela era de uma geração que, em assuntos de cama, ignorava as segundas intenções e o seu anexim era literal. Para você conhecer uma pessoa, tem de conviver com ela: morar, comer e dormir juntos.
Por isso, acho que, além de interessante quem não gosta de saber dos detalhes da vida alheia? essas páginas poderão ser muito úteis para os que buscam modelos ou inspiração para tentar construir suas próprias carreiras e seus próprios sucessos.
Caçar exemplos é uma atividade quase tão antiga quanto a nossa civilização. O mais famoso dos biógrafos, Plutarco, escreveu o clássico Vida dos Homens Ilustres há cerca de dois mil anos, no primeiro século da nossa era. E o título original de sua obra não era esse, mas sim Vidas Paralelas, pois comparava a trajetória de gregos famosos com romanos famosos, procurando tirar conclusões. Outro biógrafo famoso deste século, Emil Ludwig, escreveu sua própria biografia e denominou-a Memórias de um Caçador de Homens. Ainda são muitas as biografias que se tornam best- sellers. Para nós, o ser humano continua sendo uma fonte inesgotável de interesse e perplexidade e de emoções, que vão desde o temor e o ódio até a admiração e a idolatria.
Feito basicamente a partir de entrevistas que fiz, entre 1997 e 1999, para a Revista da ESPM uma publicação bimestral da Escola Superior de Propaganda e Marketing, dirigida principalmente a seus alunos e professores este livro aproveita o enfoque que se deu a cada uma delas, que era o de procurar acompanhar a trajetória profissional de cada um dos entrevistados a partir de suas realidades familiares, de suas experiências de vida e de seus estudos.
Essa tríade, família-sociedade-escola, é particularmente relevante. Há alguns anos, um outro estudo, este feito na universidade, levou-me a escrever sobre Monteiro Lobato e a força de suas narrativas para crianças como fator de formação das mentalidades de muitas gerações de brasileiros. Na tese que defendi citei Alexis de Tocqueville, sentenciando que a totalidade do homem só pode ser vista no berço da criança. As respostas desses dez profissionais às perguntas objetivas e, às vezes, provocadoras que fazia, traçam um perfil autêntico e, não raro, quase íntimo da convivência que tiveram, desde pequenos, com o sucesso e os seus momentos decisivos. É, assim, um pouco como se eu e você, leitor, ambos, tivéssemos dormido com cada um deles. Na visão da minha tia.
Ao longo do que já vai chegando a quatro décadas de atividade profissional, lidando simultaneamente com profissionais, executivos e empresários e com alunos de cursos profissionalizantes, um constante paradoxo sempre me incomodou: ouvir, de ambos os lados, que não havia oportunidades de trabalho suficientes para os jovens que se formavam, aos milhares, em nossas escolas superiores. Ao mesmo tempo, em particular, os profissionais costumavam reclamar que não conseguiam gente boa por mais que procurassem. Ora, como diretor de escola, pude travar contato com uma realidade estatística de nosso país que, hoje, ninguém ignora: com um universo de menos de dois milhões de jovens estudando nas faculdades do país, o Brasil é um dos países que têm a pior relação entre estudantes universitários e população/força de trabalho. Pior até do que os nossos vizinhos argentinos ou chilenos. Então, sabia que não podia ser verdade que haveria excesso de profissionais jovens. Mas a realidade do dia-a-dia também demonstrava que, de fato, no Brasil é muito difícil conseguir gente boa para preencher as funções produtivas das empresas.
Estou, hoje, convencido de que desemprego é em grande parte uma questão de preguiça mental. A visita a ex-países comunistas, embora proporcione visões consternadoras, evidencia o que se passa com uma sociedade que transfere para cima a responsabilidade de pensar e de tomar decisões. Um talentoso cartunista, bom amigo meu, o Redi, costumava contar que, recém-chegado aos Estados Unidos e pouco falando inglês, conseguiu vender um cartum para o prestigioso New York Times. Passou a freqüentar o jornal quase diariamente, para ver se repetia a dose e descobriu que a maioria dos ilustradores deixava a redação por volta de seis da tarde e que, a partir desse momento, não havia ninguém para fazer cartum para as matérias que estavam fechando. Em breve, seus cartuns eram os mais requisitados e, não raro, chegavam à primeira página. E ele não era nem empregado do jornal. Sei que o Redi não vai se zangar de estar contando uma intimidade. Mas, de fato, foi e continua sendo uma demonstração prática de como a competência encontra a oportunidade.
Você vai também encontrar, encimando os três próximos capítulos sobre as Receitas para o Sucesso, o Marketing Pessoal e o Momento Decisivo de cada um dos meus personagens, algumas frases de outras pessoas bem-sucedidas. Mesmo correndo um certo risco de explicar demais, não quero perder essa oportunidade de falar, também, um pouco dessas citações. Muitos amigos e alguns leitores sabem que adoro citações.
Oscar Wilde, um dos escritores mais citados do mundo, a ponto de dar a impressão de que, de fato, criava suas frases de efeito antes de escrever os livros, faz uma afirmação original para um poeta: de que o sucesso é uma ciência e que pode ser controlado. Embora, no íntimo, como herdeiro de muitas gerações românticas e ideologicamente aleatórias, sinta certa discordância, não posso negar que nisso está a essência deste livro. Querer é, mesmo, Poder. Mas a frase seguinte, atribuída a Eddie Cantor, um ator-cantor da Broadway hoje esquecido Levei vinte anos para me tornar um sucesso da noite para o dia é crítica e uma das minhas favoritas. Sempre fui de opinião que mágica é o resultado de um esforço muito grande e continuado.
A frase do filósofo alemão Erich Fromm muito influente no Brasil nos anos 50 e 60, quando comecei a trabalhar A principal tarefa do ser humano é dar à luz a si próprio. Tornar-se tudo aquilo de que é potencialmente capaz produz um contraponto que considero essencial na questão do chamado marketing pessoal. Como antigo profissional da área, e redator em maio deste ano do seu Código de Ética oficial, no Brasil, respeito o marketing como uma técnica eficaz para vender bons produtos e serviços. Acho que o mau produto, o serviço desnecessário ou mal-feito poderão ser vendidos apenas uma vez e serão expulsos do mercado. Há que trabalhar, no marketing pessoal, as potencialidades verdadeiras e as qualidades autênticas da pessoa. O que não descarta, entretanto, a necessidade de se mostrar ao mundo o lado brilhante, como preconizava o poeta russo Maiakovsky e está contido na jovialidade da frase do jornalista e humorista norte-americano Don Marquis: Algumas pessoas absolutamente íntegras conseguem ser, também, muito simpáticas. A austera senhora Margaret Thatcher, a dama-de-ferro, contribui com o seu precioso depoimento para reforçar o que afirmo nessa apresentação, a respeito de haver muitas oportunidades, nesse mundo e no Brasil, para trabalhar competentemente. É a visão de alguém que, de fato, esteve lá em cima e o que ela diz é que as pessoas acham que não há lugar lá em cima. Pois eu asseguro que há toneladas de lugares no topo. Ao que contrapõe Josh Billings, um outro humorista norte-americano, preservado nas enciclopédias de citações: As ocasiões são raras. E mais raras ainda as pessoas capazes de aproveitá-las. Acho que é principalmente disso que trata este livro.
A seleção dos entrevistados foi feita visando ao interesse dos leitores da Revista da ESPM e, por isso, mais ou menos concentrada nas áreas de propaganda e marketing. Mas há executivos com outras formações, como administração ou engenharia. Estatisticamente, trata-se de uma ótima e simpática amostragem sociológica. Estamos conversando com a nova classe média brasileira, aquela que faz as coisas acontecerem: são os filhos dos profissionais liberais, dos funcionários públicos e dos militares da primeira metade do século; os netos das famílias patrícias cujas heranças se diluíram em pouco planejamento e excesso de herdeiros; os filhos e os netos dos imigrantes de países próximos como a Itália ou distantes como a Síria, que trouxeram, nas mãos ásperas e nas almas antigas, a única riqueza verdadeira que tem o nosso país: a capacidade de trabalho de cada um de nós.
Se você é tão esperto, disparam os americanos, como é que não ficou rico? Antes que me façam a acusação, quero dizer que essa é, justamente, a tônica desse livro: o sucesso das pessoas não é medido em dinheiro. Especialmente e sobretudo o sucesso profissional. Você verá, nas próximas páginas, que o verdadeiro sucesso consiste em coisas tão nobres quanto ter alegria e bom humor, paixão e prazer, interesse e fascínio, compreensão e sensibilidade, confiança e vontade de fazer melhor, gostar de gente e ter um pouco de sorte.
E a combinação dessas qualidades pode, inclusive, resultar em dinheiro pelo menos suficiente para curtir os resultados."
00/00/2000Pesquise o ano 2000 Morte Brasil Morte da designer Emilie Chamie (esposa de Mário Chamie)
 "Emilie Chamie (Beirute, Líbano 1927 - São Paulo SP 2000). Artista gráfica. De 1951 a 1953, estuda no Instituto de Arte Contemporânea - IAC do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp, onde é aluna de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi, de Roger Bastide, Flávio Motta e Leopold Haar, entre outros. Sua habilitação é em comunicação visual. A partir de 1963, integra o escritório forminform, fundado por Alexandre Wollner, Geraldo de Barros, Walter Macedo e Ruben Martins, com quem Emilie trabalha mais diretamente. Participa da Semana de Arte Mundial da Vanguarda, na galeria Riquelme, Paris, em 1965. No ano seguinte, apresenta trabalhos na Mostra de Arte de Vanguarda, em Arlington, Estados Unidos, e na Exposição de Arte Internacional, galeria Luana Mordó, Madri. Em 1973, seu trabalho é apresentado em Bruxelas, Bélgica, por Pietro Maria Bardi, na mostra Imagem do Brasil. Um ano depois, faz sua primeira individual no Masp: Vinte Anos de Trabalhos Gráficos e Fotográficos, que ganha o prêmio de melhor exposição da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Em 1978, Emilie é considerada pela APCA a melhor artista gráfica do ano, pelo design do livro Mitopoemas Yãnomam. Em 1982, participa da exposição O Design no Brasil - História e Realidade, do Sesc São Paulo, e recebe o prêmio da APCA de melhor concepção de livro, por Teatro Municipal 70. O espetáculo de dança Bolero, de sua autoria, é premiado pela mesma associação em 1983. Entre os projetos que desenvolve estão a identidade visual para o Teatro Brasileiro de Comédia - TBC e para o Centro Cultural São Paulo - CCSP, além de livros e cartazes, como os do 4º e 16º Salão Paulista de Arte Moderna. Em 2000, pouco antes de falecer, organiza e publica o livro, sobre sua obra, Rigor e Paixão: poética visual de uma arte gráfica."
Enciclopédia Itáu Cultural de Artes Visuais
00/00/2000Pesquise o ano 2000 Instituições Brasil Lançamento da Central de Cases da ESPM
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 23 ano(s) 11 mes(es) 3 dia(s) 22/05 Pesquise 22 de Maio/2000Pesquise o ano 2000 Morte Jornalismo Brasil Morte de Emil Farhat (jornalista, publicitário e escritor brasileiro - conselheiro da ESPM)
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 23 ano(s) 11 mes(es) 2 dia(s) 23/05 Pesquise 23 de Maio/2000Pesquise o ano 2000 Estatutos Instituições Brasil Aprovação do primeiro estatuto da Alumni ESPM
 "Quando nos formamos, em 1999, éramos apenas 22 ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da ESPM. Eis que surgiu a ideia de nos reunirmos periodicamente e fundarmos uma associação que conectasse os ex-alunos e a Escola e alimentasse nossos vínculos sociais e profissionais.
Em um mundo que começava a se organizar em redes, nós queríamos criar uma com a nossa cara, que mantivesse nossos associados ligados com as mudanças do mundo e criasse novas oportunidades profissionais. Isso, claro, pensando na troca de experiências e no espírito colaborativo.
Em 23 de maio de 2000, aprovamos o primeiro estatuto e com o apoio incondicional da ESPM. Desde então, a Alumni ESPM passou a trabalhar para consolidar uma comunidade capaz de dar suporte às carreiras profissionais de seus ex-alunos. Somos o elo entre o passado e o presente da Escola, que ajuda a fazer da marca ESPM um grande diferencial e nos faz chegar mais longe.
Afinal, uma vez ESPM, sempre ESPM."
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 23 ano(s) 11 mes(es) 25/05 Pesquise 25 de Maio/2000Pesquise o ano 2000 Empresas e instituições Associações Brasil Fundação da Associação de ex-alunos da ESPM (EXPM)

00/00/2001Pesquise o ano 2001 Empresas e instituições Instituições Brasil Criação da ESPM Social
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 23 ano(s) 1 mes(es) 24 dia(s) 01/03 Pesquise 01 de Março/2001Pesquise o ano 2001 Biblioteca Brasil Maria Helena B. Penteado assume o cargo de Diretora do Sistema de Bibliotecas da ESPM
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 23 ano(s) 19 dia(s) 06/04 Pesquise 06 de Abril/2001Pesquise o ano 2001 Empresas e instituições Instituições Brasil Fundação do Museu Rodolfo Lima Martensen em Rio Grande - RS
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 21 ano(s) 10 mes(es) 29 dia(s) 27/05 Pesquise 27 de Maio/2002Pesquise o ano 2002 Instituições Brasil I Fórum Internacional Exame/ESPM (São Paulo)
00/07/2002Pesquise o ano 2002 Instituições Brasil Aula inaugural da Miami Ad School/ESPM São Paulo
00/07/2002Pesquise o ano 2002 Inauguração Biblioteca Brasil Inauguração da nova Biblioteca Central da ESPM
00/00/2003Pesquise o ano 2003 Assume cargo Instituições Brasil Alexandre Gracioso assume a diretoria nacional dos cursos de graduação da ESPM
00/00/2004Pesquise o ano 2004 Instituições Brasil ESPM lança o curso de Design
00/00/2004Pesquise o ano 2004 Instituições Brasil Criação do Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da ESPM
 "O Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo foi criado em 2004 com o objetivo de aproximar as atividades acadêmicas do mercado e obter, desses seus conhecimentos e desafios, exercendo assim uma integração entre empresas e Escola.
A finalidade é desenvolver novos conhecimentos em varejo e colocá-los à disposição de empresas, alunos, professores e demais stakeholders. Seguimos as tradições da ESPM como escola referência em marketing e influenciadora por inovar em formatos, programas e temas.
Como prova de visão inovadora e oferta de diferenciais a alunos e empresas, o Núcleo inaugurou em 2005 o Retail Lab – Laboratório Experimental de Varejo, primeiro do País em instituições de ensino. Nesse exclusivo espaço são ministradas aulas e pesquisas com utilização de equipamentos de exposição, vendas e mercadorias de categorias como alimentos, higiene e limpeza, refrigerados e congelados, eletroeletrônicos, moda esportiva, farma, cosméticos, entre outros.
Contamos com parcerias de empresas e associações que permitem o desenvolvimento de pesquisa e programas de ensino exclusivos e especializados. Algumas instituições que estão conosco: Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), CentauroColgate, Coop Supermercados, Electrolux, Sebrae SP e Unilever.
Além dos programas, oferecemos planejamento de pesquisas de mercado com uso do Retail Lab, realização de eventos, seminários, workshops e palestras.
Nossas publicações são veiculadas diariamente nas redes sociais, como Twitter e Facebook, site próprio do núcleo (http://varejo.espm.br) e clipping de notícias que é enviado para um mailing de mais de 2 mil empresas.
Nosso público-alvo é formado por alunos recém-saídos de programas de graduação, alunos de pós-graduação, profissionais de nível hierárquico intermediário e superior (executivos), todos buscando imersão em temas específicos e visão estratégica de varejo. Empresas que nos solicitam programas fechados (in company) concluem a lista.
Recebemos alunos de todas as regiões do Brasil oriundos de empresas, agências, consultorias, associações e instituições de ensino. As atividades de varejo da ESPM formam atualmente cerca de 500 alunos por ano.
Segundo o professor coordenador Ricardo Pastore: 'O mundo do varejo hoje tornou-se mais complexo. Clientes, concorrentes e fornecedores mudam seus comportamentos e obrigam os varejistas a demonstrar que estão aqui para ficar e querem um lugar reservado nesse novo ciclo de crescimento que vai levar muitas empresas a conquistas jamais sonhadas. Entretanto, poucas empresas varejistas brasileiras estão aptas a receber investimentos. É necessário aprimorar a gestão, profissionalizar a estrutura, ter indicadores claros, estratégias inteligentes e rentabilidade atraente, alinhadas com as tendências atuais. Estamos na era do conhecimento. Os clientes estão mais e melhor informados e colocam-se dispostos a colaborar para ter em troca melhores experiências de compra no ponto de venda. É diante desse cenário que o Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo se coloca para ajudar a sua empresa. Ajuda para construir um lugar de destaque neste que será um dos três maiores mercados varejistas do mundo.' Bem-vindos ao mundo do varejo!"
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 19 ano(s) 7 mes(es) 10 dia(s) 15/09 Pesquise 15 de Setembro/2004Pesquise o ano 2004 Instituições Brasil ESPM cria prêmio de Responsabilidade Social da Propaganda
 "Evento inclui homenagem ao publicitário Renato Castelo Branco

A ESPM, parceira do IBOPE no curso de Pós-graduação em Mídia e Mercado, lança em evento no dia 15 de setembro o "Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Social da Propaganda". O prêmio foi idealizado em parceria com o Conselho Nacional de Propaganda. O evento marca também a comemoração dos 90 anos de nascimento do publicitário homenageado.
Além do prêmio, haverá o relançamento do livro de Castelo Branco 'O Comunicador', que relata a vida em uma agência de propaganda vista pelo decano dos publicitários brasileiros. Castelo Branco escreveu em diversos gêneros, desde poesia até estudos arqueológicos, mas suas principais obras são os romances históricos: A Conquista dos Sertões de Dentro, Rio de Liberdade e Senhores e Escravos.
Renato Castelo Branco nasceu em 1914 e chegou a ser, antes de fundar sua própria agência, presidente da JWThompson do Brasil e vice-presidente da Thompson dos Estados Unidos, o único latino-americano a ocupar o cargo. Ele ajudou a desenvolver a Publicidade Brasileira Moderna. Em 1951, participou da criação da Escola de Propaganda, hoje ESPM, na qual foi Diretor, Professor e Conselheiro. Ajudou a criar, em 1937, a APP - Associação Paulista de Propaganda e, em 1949, ajudou também a criar a ABAP - Associação Brasileira de Agências de Publicidade. Em 1964 criou o Conselho Nacional de Propaganda e foi seu primeiro Presidente. O publicitário faleceu em 1995."
Grupo IBOPE
00/00/2005Pesquise o ano 2005 Brasil Lançamento do Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Social na Propaganda
 "Em 2005, a ESPM instituiu um prêmio de publicidade diferente, em que os concorrentes não se inscreviam: eram indicados e inscritos por milhares de alunos da Escola, em São Paulo, Rio e Porto Alegre. Além disso, não era uma premiação só da criatividade – mas da propaganda a serviço da sustentabilidade.
O Prêmio Renato Castelo Branco assim é, até hoje, quando os 7.000 alunos da ESPM em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre indicarão as ações e campanhas publicitárias que mais contribuíram, com excelência criativa, para a causa da responsabilidade socioambiental.
Dentre as indicadas, uma comissão de professores e alunos seleciona 20 finalistas. Por fim, um júri externo, representando o mercado publicitário, escolhe as cinco vencedoras. Em 2010, foram premiados o Banco Itaú, a Porto Seguro, o Santander, a Veja e a Vivo.Paralelamente, ocorre a escolha de uma sexta vencedora, pela internet: é o “Voto Popular”. É você fazendo a sua escolha."
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 18 ano(s) 9 mes(es) 5 dia(s) 20/07 Pesquise 20 de Julho/2005Pesquise o ano 2005 Morte Brasil Morte de Gerhard Wilda (diretor de arte - um dos fundadores e ex-professor da ESPM)
 



AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 18 ano(s) 5 mes(es) 18 dia(s) 07/11 Pesquise 07 de Novembro/2005Pesquise o ano 2005 Brasil I Encontro ESPM de Comunicação e Marketing
00/00/2006Pesquise o ano 2006 Brasil Campanha 'Fiat 30 Anos' (Agência Leo Burnett) ganha o prêmio Renato Castelo Branco
00/00/2006Pesquise o ano 2006 Instituições Brasil ESPM lança o curso de Relações Internacionais, com ênfase em Marketing e Negócios.
00/00/2006Pesquise o ano 2006 Instituições Brasil Criação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
 "O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM é um Programa de Pós-Graduação Acadêmico Stricto Sensu, reconhecido pela Capes/MEC (Conceito 4) e filiado à Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS).
Criado em 2006, objetiva formar docentes e investigadores de alto nível, com competência de atuação nacional e internacional, que possam assumir responsabilidades pela execução e liderança nas atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de Comunicação.
Seu maior diferencial é a temática investigada: a especificidade da interface comunicação-consumo o coloca em condição de protagonismo nos debates sobre a conjuntura, os limites e as transformações das sociedades contemporâneas. Fomentando a produção de conhecimento de excelência, contribui ativamente na construção da relação entre a comunicação e o consumo como objeto teórico relevante ao seu campo científico de inserção.
Seu corpo docente é um dos mais produtivos do Brasil, com alto percentual de produção bibliográfica qualificada, citada pelos pares, e ampla representação nos principais fóruns acadêmicos da área. Seu corpo discente destaca-se também por sua produtividade, com a inserção de quase 100% dos egressos em atividades de ensino e pesquisa."
00/08/2006Pesquise o ano 2006 Jornalismo Brasil Programa 'Aprendiz' entrevista Mario Chamie
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 17 ano(s) 7 mes(es) 13 dia(s) 12/09 Pesquise 12 de Setembro/2006Pesquise o ano 2006 Brasil I Simpósio Internacional de Administração e Marketing - ESPM
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 17 ano(s) 7 mes(es) 13 dia(s) 12/09 Pesquise 12 de Setembro/2006Pesquise o ano 2006 Brasil I Semana da Poesia e Concurso de Poesia da ESPM
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 17 ano(s) 6 mes(es) 7 dia(s) 18/10 Pesquise 18 de Outubro/2006Pesquise o ano 2006 Brasil Divulgado depoimento de ex-aluno da ESPM
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 17 ano(s) 4 mes(es) 18 dia(s) 07/12 Pesquise 07 de Dezembro/2006Pesquise o ano 2006 Jornalismo Brasil ESPM lança a Revista digital InternexT
 "A ESPM promove no próximo dia 7 de dezembro um duplo evento: noite e autógrafos com professores e o lançamento da revista digital InternexT. A sessão de autógrafos contará com o lançamento de 23 títulos de 14 professores da ESPM que são especialistas em áreas como Administração, Comunicação, Marketing, Criatividade, Negócios, Comportamento, Publicidade, Inovação, Terceiro Setor e Cultura.
Simultaneamente acontece o lançamento da revista InternexT. A publicação acadêmica online é voltada para a discussão do tema relações internacionais e é pioneira no meio acadêmico. Com periodicidade quadrimestral é organizada pelo Núcleo de Estudos em Negócios Internacionais da ESPM.
O conselho editorial é composto por acadêmicos da área de Administração e Negócios e reconhecidos nomes do cenário internacional como Alfred Jaeger, professor na McGill University; Brian Silverman, professor de estratégia internacional na Rotman School of Management da Universidade de Toronto e David Cohen, professor da Escola de Negócios da Universidade Antonio de Nebrija.
A primeira edição da revista online está disponível no link:
http://www.espm.br/ESPM/pt/Home/Global/Publicacoes/internext.
Conta com 14 artigos dos principais temas da atualidade desenvolvidos por 28 pesquisadores. 'Esta publicação tem como objetivo potencializar as pesquisas e as reflexões na área de negócios internacionais com um veículo próprio para a discussão do tema já que o meio acadêmico tem carência de revistas sobre o assunto. O lançamento faz parte de uma série de ações que contemplam a criação do mestrado em administração e negócios internacionais da ESPM', explica Marcos Amatucci, professor e editor geral da InternexT."
Portal Negócios da Comunicação
00/00/2007Pesquise o ano 2007 Brasil Campanha 'Dove Pela Auto Estima' (Agência Ogilvy & Mather) ganha o prêmio Renato Castelo Branco
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 17 ano(s) 15 dia(s) 10/04 Pesquise 10 de Abril/2007Pesquise o ano 2007 Instituições Brasil Luiz Celso de Piratininga é eleito presidente da ESPM (assume em 03/05/2007)

Páginas 2 de 13 < 1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 >


1999-2023 Ponteiro® - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial desta e de outras páginas. Apesar do empenho em manter as informações atualizadas e precisas, não fornecemos nenhuma menção ou garantia de qualquer espécie, expressa ou implícita, sobre a integridade, precisão, fiabilidade, adequabilidade ou disponibilidade no que se refere ao(s) website(s) ou às informações, produtos, serviços, ou imagens relacionados, contidos em nossas páginas para qualquer propósito. A confiança depositada nessas informações é, portanto, estritamente de sua própria escolha. Não apoiamos nenhum partido político. Política de privacidade: não coletamos ou divulgamos qualquer informação pessoal. Conteúdo isento de pornografia e outras bobagens, navegue sossegado :)
MultihostMade in Brazil18.223.106.232